sábado, 29 de janeiro de 2011

Giro nocturno do (In)Forma-te: é já daqui a bocado...

A partir das 23h30 a equipa (In)Forma-te estará pela noite da Terceira... Mais para os lados da Praia da Vitória. Até já!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Giro nocturno do Projecto (In)Forma-te

No próximo Sábado, a equipa do (In)Forma-te regressa à noite... Estaremos pela zona da Praia da Vitória, a partir das 23h30, disponíveis para qualquer solicitação. Até lá!

Acções de sensibilização com a participação do (In)Forma-te!

O Projecto (In)Forma-te estará na próxima Sexta-Feira, dia 28 de Janeiro, em duas acções de sensibilização na Escola Secundária Jerónimo Emiliano Andrade e na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia... Até lá!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

(In)Forma-te na Escola...

Na sequência de mais uma acção promovida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, um dos parceiros do (In)Forma-te, estivémos presentes numa acção de sensibilização com mais uma turma da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Constatámos que muitos jovens já conheciam o Projecto e que já tinham sido contactados na rua, em contextos nocturnos.

Agradecemos à turma do Profij II, do curso de Marcenaria, a atenção que nos dispensaram, bem como à Professora Rosa.

Até à próxima!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acção na Escola Secundária JEA, em Angra do Heroísmo

Na sequência de uma acção desenvolvida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, um dos elementos da equipa do (In)Forma-te esteve presente numa acção de sensibilização sobre substâncias psicoactivas.

Agradecemos aos jovens do 9º I a sua atenção e as questões que colocaram, bem como à professora Sílvia.

Um abraço a todos e todas!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Toxicodependências: Riscos Genéricos Associados ao Abuso de Drogas

Num texto da autoria de António Paula Brito de Pina podemos reflectir sobre os diversos riscos do abuso de substâncias... Que não são totalmente previsíveis, atendendo às diferenças inter-individuais.
Assim, algumas drogas podem surtir pouco efeito numa pessoa e afectar severamente a outra, ou até provocar os efeitos contrários aos esperados: um indivíduo ao tomar substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central pode ficar ansioso, nervoso e agressivo, apesar de a droga ter sido usada apenas pelos seus efeitos calmantes (como acontece, por exemplo, no caso do álcool e tranquilizantes).

Por outro lado, a combinação de múltiplas drogas pode provocar reacções adversas muito superiores à simples soma das reacções adversas que seria de prever (ex: o consumo de álcool em simultâneo com outras substâncias, especialmente as drogas depressoras do Sistema Nervoso Central, potencia muito os efeitos adversos destas drogas), o que pode causar inesperadamente a morte.

Paradoxalmente, o estar abstinente pode implicar alguns riscos: se um ex-toxicodependente torna a abusar das drogas e consome a mesma dose que tomava nos tempos de dependência, pode sofrer uma sobredosagem acidental, visto a sua tolerância à droga encontrar-se diminuída naquele momento.

Comprar drogas ilegais na rua é por si só também uma prática perigosa, pois os traficantes não se preocupam com a qualidade das drogas que vendem, manipulando-as de diversas formas para aumentar os seus lucros. Basicamente existem quatro formas de manipulação que podem ser muito prejudiciais à saúde do consumidor:

» O "corte" ou adicção de outras substâncias à droga para aumentar o seu volume: é frequente a "heroína da rua" ter apenas 5% de heroína pura e a "cocaína da rua" apenas 20% de verdadeira cocaína, sendo as restantes substâncias ou inofensivas (açúcar) ou muito perigosas (talco e estricnina). No entanto, paradoxalmente, uma maior pureza ocasional das drogas pode também ser perigosa: ao administrar-se o mesmo volume da substância a um utilizador, se a droga comprada e consumida para esse dia é mais pura do que é habitual, pode ocorrer uma sobredosagem fatal.

» A falsificação da identidade do produto, ou seja, vender "gato por lebre", em que o traficante vende cafeína embora convença o comprador de que se trata de anfetamina. O perigo aqui é se o efeito da droga vendida é mais grave que aquele a que o consumidor está habituado, provocando uma sobredosagem.

» A contaminação com impurezas tóxicas devidas às deficiências de fabrico dos laboratórios clandestinos.

» A mistura de drogas semelhantes para potenciar os seus efeitos positivos, como é a mistura de anfetaminas e cocaína, pode levar à potenciação perigosa dos efeitos tóxicos.

A prática de injectar drogas é a forma de administração potencialmente mais perigosa, com riscos de dependência e de sobredosagem acrescidos. Também aumenta, com esta prática, o risco de contágio de infecções mortais, tais como a hepatite e a infecção pelo Vírus da SIDA, devido à partilha de material de injecção.

Portugal é actualmente (2000) o segundo país europeu com mais SIDA, especialmente devido aos maus hábitos de partilha de material de injecção entre os toxicodependentes.

Assim, é importante transmitir aos toxicodependentes que, caso persistam nos consumos endovenosos, não devem partilhar material de injecção e devem apenas usar material esterilizado novo (é importante não esquecer que as farmácias fornecem actualmente "kits" com seringas esterilizadas, gratuitamente, aos toxicodependentes).

A administração endovenosa de pós e comprimidos triturados, não concebidos para essa via, é também uma prática perigosa podendo ser causadora de infecções, abcessos e inclusive gangrena no local das injecções. Outro dos riscos é a injecção na veia de partículas não dissolvidas, pelo risco de poderem ser transportadas para o coração e aos pulmões causando graves problemas (embolias e infecções).

O uso das drogas também provoca alterações na coordenação psicomotora e consequentemente perturbação da execução de tarefas quotidianas, nomeadamente as que implicam riscos como a condução de veículos e a manipulação de máquinas.

Finalmente, existem consequências sociais e legais: manipular ou consumir drogas coloca o indivíduo à margem da legalidade não só porque o seu tráfico é ilegal mas também porque, para conseguir dinheiro para as comprar, muitos utilizadores regulares recorrem a delitos como o furto e/ou a prostituição.

(In)Forma-te foi notícia...

O Projecto (In)Forma-te foi notícia na revista "Dependências", do passado mês de Dezembro, num artigo que consta da página 36... Uma boa notícia!