segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 9

Dica número 9 - Nunca deixar o telemóvel sem bateria ou sem saldo...

Quando sais à noite é importante que estejas sempre contactável e que consigas, em caso de qualquer necessidade, contactar outras pessoas. Nunca deixar o telemóvel ficar sem bateria e saldo pode ser muito relevante! Se não tens telemóvel, importa que tenhas noção dos locais onde existam cabines telefónicas. Sim... Elas ainda existem e podem ser bem úteis. Tens é que guardar algumas moedas, para o caso de necessitares de as utilizar.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 8

Dica número 8 - Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga...

Se tiveres saído na noite anterior, ou mesmo no fim-de-semana anterior, tem em consideração que o teu corpo pode não estar recuperado, pelo que poderá reagir de uma forma anormal aos consumos que realizares, pelo que um consumo considerado por ti como normal pode ter efeitos inesperados...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 7

Dica número 7 - Ponto de encontro!

É importante, quando saímos com um grupo grande de pessoas, que seja definido um ponto de encontro caso as pessoas se desencontrem na noite... Os telemóveis nem sempre se ouvem, nem sempre funcionam, pelo que esta estratégia é uma forma fácil de evitar desencontros.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Será assim tão bom experimentar algumas coisas? Informa-te!

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 6

Dica número 6 - Como vou regressar a casa???

Antes de saíres, define como é que vais regressar a casa... pensa, em particular, no meio de transporte a usar no regresso a casa pois, se apanhares boleia de alguém que tenha realizado consumos corres sérios riscos que possa ocorrer um acidente rodoviário... Guardar algum dinheiro para um táxi é uma forma fácil de garantir um regresso seguro a casa!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Deixar ou não deixar de fumar... eis a questão!

Na sequência de algumas questões colocadas por algumas pessoas na última saída nocturna do Projecto (In)Forma-te, iremos, nos próximos tempos, colocar algumas informações e dicas sobre o processo de abandono dos hábitos tabágicos...

Está atento!

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 5

Dica número 5 - Nunca deixes a tua bebida sozinha!

Antes de saíres à noite, tens que definir, para contigo mesmo, que nunca podes deixar a tua bebida sozinha, sem a tua vigilância, quer seja uma bebida alcoólica, quer seja uma bebida não alcoólica. Se o fizeres estás-te a expor, desnecessariamente, a alguns riscos, nomeadamente se alguém colocar alguma substância na tua bebida. Casos semelhantes já aconteceram na Ilha Terceira e levaram a situações muito difíceis para várias jovens.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 4

Dica número 4 - Antes bem acompanhado que só!

Evita, ao máximo, realizar qualquer tipo de consumos de substâncias psicoactivas quando te encontrares sozinho, pois podes precisar de alguma ajuda e não tens ninguém a quem recorrer. Se tal acontecer podes correr diversos riscos...

Diário de bordo da saída nocturna do (In)Forma-te - 19 de Fevereiro

A equipa do (In)Forma-te (Carla Vieira, Rui Drumonde e Vânia Macedo), esteve na noite do último sábado a percorrer os diversos espaços recreativos nocturnos da Ilha Terceira. A opção recaiu por visitar a zona norte da Ilha, mais especificamente a freguesia dos Biscoitos e visitou o simpático café “O Pedro” e aí falou com alguns jovens que se divertiam e que nos receberam bem. Aproveitamos para explicar o projecto e rapidamente se juntaram junto à carrinha para realizar o teste de alcoolemia, colocando questões pertinentes e pedindo alguns conselhos da equipa e esperemos termos esclarecido as dúvidas colocadas e acreditamos que deixamos uma mensagem importante e que foi aceite.
Com o avançar da hora, partimos para a Praia da Vitória e entre o Clube Naval e os bares da marginal, conseguimos, uma vez mais sermos bem recebidos e aceites com bons elogios à nossa acção, até porque ela existe para o bem de todos, com o objectivo de termos cidadãos alegres e animados em tempos de crise, mas sempre com responsabilidade e respeito por si e pelos outros. Por aqui permanecemos bastante tempo, e fomos esclarecendo algumas questões e ouvindo sugestões. Sim, sugestões! Então, pediram-nos dicas ou estratégias para deixar de fumar tabaco…e nós não queremos ninguém com dúvidas, esta semana serão publicadas algumas dicas sobre o assunto.
Partimos em direcção ao concelho de Angra do Heroísmo e percebemos que a festa parecia só agora estar a começar no Porto das Pipas, e já eram quase 4 da manhã e o cansaço já se apoderava de nós.
Foi uma noite que nos divertimos convosco, esperando que tenhamos sido úteis para uma noite de diversão mais segura, que o divertimento tenha sido uma constante, e sempre atentos ao que aconteceJ
Dentro de pouco tempo, estaremos de volta à “night” e até lá não hesitem em nos contactar naquilo que nos for possível.

P.S. Aqueles a quem falamos do blogue, ficamos a aguardar uns comentáriosJ

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 3

Dica número 3 - Será que confias, mesmo, nas pessoas com quem sais?

A confiança nas pessoas com quem sais deve ser algo que tens que ter em conta, independentemente de estares sóbrio ou sob o efeito de alguma substância.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Saída nocturna do (In)Forma-te

O Projecto (In)Forma-te (Rui Drumonde, Vânia Macedo e Carla Vieira) estará pelas ruas hoje, começando na Praia da Vitória, por volta da meia-noite, e acabando em Angra do Heroísmo...

Estamos disponíveis para aquilo que precisares!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 2

Dica número 2 - Selecciona, de forma adequada, a roupa que levas para a saída à noite.

Lembra-te que precisas de roupa fresca para usar no interior das discotecas e bares e roupa quente para quando saíres desses espaços.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sair à noite: um prazer ou um risco... - Dica número 1

O acto de saír à noite está cada vez mais vulgarizado, nomeadamente nos mais jovens. A saída à noite, com amigos ou conhecidos, tem tudo para ser uma forma óptima de divertimento; no entanto, para tal acontecer, será importante ter em atenção alguns aspectos, que permitam que aquilo que deve ser um prazer, não se torne num risco para ti e para os outros...

A partir de hoje, iremos deixar aqui pequenas dicas que te podem ajudar a tornar a noite, as tuas saídas à noite em algo seguro e divertido.

Dica número 1 - Faz contas de quanto dinheiro vais precisar ao longo da tua saída nocturna.

Ter uma noção antecipada de quanto vamos gastar, e de quando dinheiro temos à disposição, é muito importante, uma vez que nos pode permitir gerir o dinheiro de forma a que não nos falte dinheiro para fazer pequenas refeições ao longo da noite ou, por exemplo, para que não nos falte dinheiro para um táxi, se não tivermos forma de voltar a casa ou se não estivermos nas melhores condições para voltar a conduzir... Definir antecipadamente os gastos que queremos fazer, aproximadamente, previne que acabemos a noite a "cravar" dinheiro a outros e a contraír dívidas, das quais só nos apercebemos, por vezes, no dia seguinte...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Actividade do (In)Forma-te (2010)

Passado o ano de 2010, que marcou o arranque das actividades do (In)Forma-te, é possível partilhar alguns dados, decorrentes da acção do Projecto a partir de 29 de Outubro e até ao final do ano em questão.

Ao longo de pouco mais de dois meses, foram realizadas dez saídas nocturnas (em Angra e Praia da Vitória), tendo sido contactadas, individualmente, mais de novecentas pessoas. Em contexto diurno, houve lugar a 109 contactos individuais, igualmente nos dois concelhos da Ilha Terceira.

Foram distribuídos diversos materiais alusivos à prevenção, sendo de destacar a distribuição de 1058 cartões de visita do projecto, 220 guias informativos sobre substâncias psicoactivas, 198 guias de sobrevivência nocturna, 29 folhetos sobre o álcool, bem como perto de cento e cinquenta fitas de pulso e mais de duzentos preservativos

Foram, igualmente, realizados mais de trinta contactos personalizados com empresários dos espaços nocturnos, no sentido de explicar o Projecto e de procurar criar condições para futuras colaborações futuras.

Em 2011, o Projecto continuará presente nas ruas, disponível através do seu telemóvel (925700201, moche) e acessível pelo seu blogue.