quinta-feira, 26 de maio de 2011

Próxima saída do Projecto (In)Forma-te...

No próximo Sábado, o Pedro, a Carla e a Sara estarão pela noite da Terceira, desenvolvendo mais uma acção de trabalho...

Os coletes do Projecto já são conhecidos, e cada vez menos confundidos com os das autoridades ( :) ), pelo que facilmente os irás identificar...

Já sabes... (in)forma-te!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como fazer as pessoas pensar duas vezes...

... antes de conduzirem alcoolizadas? Quando elas acham que não é um grande negócio!

Nesta experiência foram adicionados todos os potenciais custos relacionados com o acto de conduzir alcoolizado na conta dos clientes de um bar brasileiro... As primeiras reacções não foram as melhores, mas depois de perceberem a mensagem visível no ticket da conta, as pessoas entenderam a mensagem...

Bem pensado, não?...

Nunca deixes um motorista alcoolizado conduzir o seu carro... mesmo que sejas tu!

Este vídeo foi realizado para consciencializar as pessoas para o problema da convivência entre consumo de álcool e condução de veículos... Colocaram um arrumador de carros (valet) num espaço público, encarregue das tarefas de estacionar os carros de várias pessoas. À medida que, constatando o estado do arrumador, se recusavem a entregar o carro, era distribuído um ticket que dizia: "Nunca deixe um motorista alcoolizado conduzir o seu carro... mesmo que esse motorista seja você!"

Bem pensado, não?...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Seis meses de trabalho do Projeto (In)Forma-te na Ilha Terceira

Artigo enviado para a revista Dependências, a pedido da mesma...

O Projeto (In)Forma-te, animado por uma equipa de técnicos empenhados em fazer a diferença relativamente a um problema tão sério quanto epidémico como o uso e abuso de substâncias, iniciou há seis meses, em Outubro de 2010, a respectiva missão: possibilitar a quem procura relaxar nos locais de diversão nocturna, uma experiência livre de sobressaltos desnecessários causados por consumos excessivos e/ou desinformados de substâncias psicoativas. Adicionalmente, procurar que a ação do Projeto abrangesse espaços diurnos em que a sua acção fizesse sentido, nomeadamente em escolas, e nas suas imediações, e em alguns bairros socialmente mais problemáticos da Ilha Terceira. Assim sendo, o Projeto tem, por exemplo, desenvolvido um trabalho regular de realização de giros noturnos e diurnos nos territórios identificados como prioritários (quer nas cidades da Ilha, quer nas freguesias rurais), tem realizado contatos de sensibilização com todos os responsáveis de espaços noturnos da Ilha, estabelecido propostas de colaboração com instituições escolares, divulgado o Projeto junto de entidades (Polícia de Segurança Pública, Câmaras Municipais, Comissão de Festas, por exemplo) e sociedade em geral e tem participado em ações de sensibilização que decorreram na Ilha Terceira (em escolas profissionais e do ensino regular).
Apesar da pequena dimensão da Ilha Terceira e do número de habitantes não ser muito elevado (55 000 habitantes), a tarefa não ia ser facilitada. A começar nas idiossincrasias que fazem da Ilha Terceira uma região tão especial, como o fato de albergar duas cidades tão contemporâneas quanto cosmopolitas, bem como regiões de características rurais tradicionais. O trabalho nos locais de diversão noturna deveria, pois, ter em conta as diferenças acentuadas entre os respectivos frequentadores. Como escolher, nas abordagens noturnas de rua, as informações adequadas, se as diferenças entre habitantes podem ser tantas? Combinar um trabalho tão exigente com esta heterogeneidade concentrada, não se afigurou fácil nas primeiras sortidas. A cada reunião de equipa, novas conclusões e renovadas estratégias foram aplicadas no terreno e o Projeto foi sendo acolhido com cada vez mais curiosidade, ganhando força para espalhar a intervenção. Bares, discotecas, cafés, restaurantes foram visitados por uma Equipa disposta a ouvir e a informar, sem juízos de valor, utilizando as ferramentas ganhas ao longo do tempo com as formações e reuniões de equipa. Nas Escolas, os alunos apresentavam também as características heterogéneas dos frequentadores da noite sendo, por vezes, os mesmos. Começou-se aqui um trabalho de vanguarda que visou, por exemplo, a desmistificação de informação enganadora em relação ao álcool e drogas. Aprofundou-se o tema da pressão do grupo de pares, tão negativamente influenciadora na Ilha Terceira. Com a ajuda dos panfletos informativos, fitas de pulso e do alcoolímetro do Projeto, foi mais fácil iniciar conversas esclarecedoras ou apenas desbloqueadoras de alguma timidez pela inusitada abordagem. O blogue http://projectoinforma-te.blogspot.com revelou-se, com as 3000 visitas atingidas, uma plataforma valiosa para chegar àqueles públicos menos dispostos à abordagem direta na rua, onde a Equipa do Projeto apostou em reforçar informação veiculada durante o trabalho de rua.
Seis meses depois, a comunidade reconhece o Projeto (In)Forma-te como essencial no apoio ao desenvolvimento saudável dos seus jovens, pedindo colaboração à Equipa em vários eventos, como na bem conhecida festa das Sanjoaninas 2011. Seis meses depois, o Projeto (In)Forma-te ganhou vitalidade por perceber a inevitável necessidade de uma intervenção deste tipo, apostando cada vez mais na formação, no aprofundamento do conhecimento, aperfeiçoando o trabalho realizado. A base está lançada e consolidada. Mais desafios estão à espreita…
O Projeto (In)Forma-te é financiado pela Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, baseando-se numa parceria entre a Cáritas da Ilha Terceira, o Centro Comunitário da Terra Chã e a Ajiter, contando, igualmente, com a colaboração da Equipa de Jovens em Risco do Instituto de Ação Social dos Açores. A supervisão do Projecto é assegurada pelo IREFREA Portugal através do Dr. Fernando Mendes.

Mais um fim de semana, mais uma saída nocturna...

É esta a máxima de muitas das pessoas da Ilha Terceira... É também esta a lógica da equipa do (In)Forma-te, que estará pelas ruas da Ilha Terceira no próximo Sábado, dia 21 de Maio, a partir das 23h30.

Não hesites em abordá-los (Eduarda, Flávio e Luísa)!

Informa-te!

Os perigos da mistura de álcool com bebidas energéticas...

Nos giros nocturnos do Projecto, temos constatado que a mistura de bebidas alcoólicas com bebidas energéticas constitui um dos hábitos de muitas das pessoas que frequentam a noite... No entanto, e apesar dos benefícios associados às bebidas energéticas, nomeadamente pelo marketing, o seu cruzamento com álcool encerra muitos efeitos adversos.

Algumas bebidas energéticas contêm até 80 mg de cafeína, o que provoca um efeito estimulante no nosso organismo, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial, no fundo, acelerando-nos e diminuindo a sensação de fadiga (que não é mais que um sinal do nosso corpo que está na altura de parar...). A associação com o álcool aumenta o risco de problemas cardíacos, mesmo em consumidores jovens. 

O cruzamento entre os estimulantes (cafeína, taurina, ginseng,...) que se encontram nestas bebidas energéticas com o álcool (uma substância depressora) lança mensagens contraditórias no nosso organismo, o que contribui para os problemas cardíacos atrás referidos. Por outro lado, o álcool provoca, naturalmente, a nossa desidratação (daí não matar a sede...) e a cafeína é um diurético, pelo que acabamos por perder uma quantidade anormal de água... Já agora, quanto maior a desidratação, pior a ressaca!

Se é certo, que algumas bebidas nos pretendem dar asas, também é certo que essas asas nos podem levar para zonas que podem ser bastante perigosas... 

Boas saídas com melhores escolhas! E, já agora, informa-te...

domingo, 15 de maio de 2011

Simulador da taxa de alcoolémia - Beba com cabeça!

Na sequência de algumas questões colocadas na última saída do Projecto, aqui fica um link para um simulador da taxa de alcoolémia existente na Internet, de forma gratuita, o Beba com cabeça.

É de fácil utilização, permitindo simular os consumos de álcool e obter a taxa aproximada de alcoolémia que dela resultaria.


Alguma dúvida na sua utilização, é só dizer que procuraremos esclarecer!

Saída nocturna de 14 de Maio

A equipa do Projecto (In)Forma-te que esteve nas ruas no passado Sábado agradece a forma como foi recebida pelas várias dezenas de pessoas com que falou durante o período de trabalho...

Não divulgaremos aqui os números do Euromilhões (como nos foi pedido na Praia da Vitória...), mas comprometemo-nos a ir animando este espaço com publicações e informações do vosso interesse.

Uma palavra para os jovens que encontrámos no Bar da Sociedade dos Biscoitos que colocaram dúvidas muito pertinentes sobre o Projecto e sobre o uso e abuso de substâncias psicoactivas.

Comprovámos, mais uma vez, nos vários locais da Ilha onde estivemos que cada vez mais pessoas conhecem o Projecto e que têm dado muito boa atenção aos materiais que distribuímos. São óptimas notícias!

Um abraço a todos e todas.

terça-feira, 10 de maio de 2011

(In)Forma-te nas Sanjoaninas!

Após reunião da equipa (In)Forma-te com com o presidente da Comissão Organizadora das Sanjoaninas, André Avelar, ficou acordada a participação do Projecto nas Festas de 2011...

Mais informações serão dadas aqui, no espaço do (In)Forma-te na Internet!