sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais um milhar de visitas... Sete mil!

Uma, duas, três, quatro... Fomos contanto e concluímos que o blogue do (In)Forma-te já contou com mais de sete mil visitas!

Obrigado a todos aqueles que nos visitam/visitaram! Esperamos que o blogue possa ser útil e comprometemo-nos a "alimentá-lo" com novos conteúdos...

Próximas saídas nocturnas do Projecto (In)Forma-te

O (In)Forma-te continua a desenvolver o seu trabalho... Neste preciso momento estamos a fazer contactos com jovens na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória!

Nos próximos Sábados, continuaremos a nossa senda de giros nocturnos, começando já amanhã!

Encontramo-nos por aí?!

O mundo já consome mais drogas sintéticas do que cocaína e heroína

Texto retirado do Jornal Público, que revela que a preocupação com as drogas sintéticas deve aumentar, até porque são substâncias às quais se associam muitas ideias e mitos que acabam por legitimar o consumo...

As drogas sintéticas ultrapassaram a heroína e a cocaína e são agora o segundo tipo de droga mais consumido no mundo, revelou a Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), no seu relatório anual publicado hoje.
“Depois da cannabis, os estimulantes do tipo anfetaminas (ATS) são a segunda droga mais utilizada no mundo”, sublinha o relatório. “O mercado das drogas sintéticas evoluiu de uma indústria de fabrico ‘caseiro’ em pequena escala para um mercado do tipo das drogas como a cocaína e a heroína, com um nível muito maior de integração e com grupos do crime organizado envolvidos em toda a cadeia de produção e de distribuição”, disse em comunicado, o director executivo da ONUDC, Yuri Fedotov.

O relatório alerta para o facto de as ATS serem fáceis de fabricar exigindo um investimento relativamente pequeno, ao contrário das drogas fabricadas à base de plantas, como é o caso da cocaína e dos opiáceos.

No sudeste asiático, a região mais afectada pelo consumo das ATS (principalmente metanfetaminas, anfetaminas e ecstasy), o número de pastilhas apreendidas passou de 32 milhões em 2008 para 93 milhões em 2009 e 133 milhões no ano passado.

O relatório da ONUDC também alerta para uma tendência crescente no sudeste e leste asiático de consumidores que se injectam com drogas sintéticas o que acarreta novas e perigosas consequências para a saúde

Na América Latina e na África ocidental foram descobertos os primeiros laboratórios clandestinos de ATS. E na Europa, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia aumentou o consumo de novos compostos sintéticos não regulados que imitam os efeitos das substâncias ilícitas e escapam ao controlo das regras internacionais.


Dá que pensar, certo?...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Não vamos à Serreta, mas hoje estaremos na Rua! Praia da Vitória é o destino...

Mais uma noite que os membros da equipa (In)Forma-te (Filipe, Luísa e Rui), estarão "na estrada" não com destino à Serreta, mas sim ao concelho da Praia da Vitória continuar o trabalho deste Projecto.

Contamos com a tua alegria, com as tuas dúvidas, as tuas sugestões e que tenhas uma noite super divertida com os amigos, mas sempre com os cuidados necessários...Não hesites em nos contactar!

Até logo...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Texto enviado para a revista Dependências

Na sequência do trabalho desenvolvido nas Festas da Terceira e Faial, o Projecto foi convidado a escrever um artigo a publicar na Revista Dependências. Aqui fica o texto que enviámos!


Projecto (In)Forma-te nas Festas da Ilha Terceira e Faial

Depois de alguns meses em trabalho de rua, o Projecto (In)Forma-te coligou-se às mais importantes festas da Ilha Terceira (Sanjoaninas, em Angra do Heroísmo, e Festas da Praia, na Praia da Vitória) num movimento para aprofundar o trabalho realizado na Ilha Terceira. A opção pela realização de um conjunto alargado de intervenções no contexto das Festas radicou na importância que as mesas adquirem na sociedade terceirense, em particular, e açoriana, em geral, constituindo pólos de mobilização de uma população heterogénea de vários milhares pessoas para os contextos de recreação nocturna, onde as variáveis sócio-culturais vigentes constituem factores facilitadores do uso e abuso de substâncias psicoactivas. Com o sucesso alcançado na Ilha Terceira, o trabalho festivaleiro do (In)Forma-te foi alargado até à Ilha do Faial onde durante duas noites se fez trabalho de prevenção, informação e divulgação, com a colaboração das colegas do projecto “Trilhos Saudáveis” protagonizado pela APADIF.

Começou este périplo pelas festas de Verão nas Sanjoaninas 2011, com a perene disponibilidade de André Avelar, Presidente da Comissão de Festas das Sanjoaninas 2011, que desde o início compreendeu o propósito (In)Forma-te, atribuindo-lhe um lugar de destaque no bom decorrer das festividades. A Comissão disponibilizou uma estrutura de onde a equipa do Projecto pudesse fazer um trabalho de aproximação aos foliantes. Esta barraca foi pintada e decorada com o logótipo do projecto, com a valiosa ajuda de jovens ligados às instituições integrantes do (In)Forma-te. Com a colaboração dos colegas do “Xpressa-te”, projecto similar desenvolvido em S. Miguel, mais alguns voluntários entusiasmados com o dinamismo dos últimos meses, o trabalho contou com dois vectores complementares: na barraca explicando o propósito do trabalho empreendido, promovendo acções informativas, distribuindo material do Projecto, disponibilizando preservativos ou realizando, personalizadamente, o teste da alcoolemia; em giro de proximidade pela festa, abordando e conversando como já vem sido feito desde Outubro passado. Com a ajuda da tabela de alcoolemia inclusa no novo folheto criado pela equipa do (In)Forma-te, as conversas acerca dos perigos da condução sob efeito do álcool fluíram, levando a esclarecedoras conclusões. A abordagem a outro tipo de consumos, alguns dos quais muito frequentes nas festividades terceirenses, foi também realizada, capitalizando a identificação e percepção de proximidade que se vai criando entre a equipa do Projecto e a população terceirense. Foram nove noites de trabalho árduo que surtiriam sumarentos frutos, como constataríamos no futuro, onde foi possível contactar com 1596 pessoas, realizar 501 testes à taxa de alcoolemia e disponibilizar 786 preservativos, bem como mais de mil materiais informativos.

Nas Festas da Praia 2011 contámos com o alargamento da colaboração com a Comissão das Sanjoaninas, que disponibilizou a “Barraca (In)Forma-te” para ser usada na Praia da Vitória, o que constituiu um sinal inequívoco de como foi positivamente percepcionado o trabalho desenvolvido em Angra do Heroísmo. Festa diferente, o mesmo espírito da equipa do Projecto. Desta feita, sem recorrer aos giros, uma vez que a afluência à barraca observada nas Sanjoaninas fazia crer que o trabalho com três pessoas, durante quatro horas, permitiria um contacto constante com os participantes nas Festas, como de facto aconteceu. Assim, em conversa acerca do curso das festas e concomitantes consumos, disponibilizando chás açucarados, águas, chupas a quem se apresentava em estado debilitado, apresentando e discutindo os folhetos informativos, as noites foram rolando com cada vez mais gente a quedar-se voluntariamente pela barraca com o intuito de saber mais, de estar num sítio onde a boa disposição não passava por beber ou dançar, sendo possível destacar a presença de alguns grupos de jovens que noite após noite compareceram na barraca, contribuindo com muitas mensagens para o mural (In)Forma-te. Os testes de alcoolímetro foram um sucesso em ambas as festas. Aproveitou-se este sucesso e o entusiasmo em fazer o teste para explicar algumas condicionantes do consumo de álcool que vão para além do risco de apanhar multas em caso de se conduzir alcoolizado. Mais uma vez a disponibilização de preservativos e de materiais informativos foi realizada, à semelhança do que aconteceu em Angra do Heroísmo. Nas Festas da Praia da Vitória, ao longo das nove noites de intervenção, a equipa do Projecto contactou, de forma personalizada, com um conjunto de 2352 pessoas, tendo disponibilizado 1279 preservativos e realizado gratuitamente 575 testes de alcoolemia. Foram, igualmente, disponibilizados mais de um milhar de materiais informativos aos frequentadores das Festas.

O sucesso da intervenção nas festas terceirenses levou a que o (In)Forma-te voasse até ao Faial, constituindo a Semana do Mar, festa mais importante desta ilha do Grupo Central, o culminar perfeito das jornadas veraneantes. Aqui, integrando os colegas desta Ilha no espírito do (In)Forma-te explicou-se mais uma vez o propósito da iniciativa promovida pela Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências a um público-alvo tão disponível quanto o esperado. Com naturalidade foram aparecendo algumas pessoas conhecedoras do Projecto por terem participado nas Festas da Ilha Terceira, sendo terceirenses, micaelenses, faialenses ou de outras ilhas. Sem dúvida um ponto de orgulho quando a abordagem era já feita pelas pessoas em relação à Equipa (In)Forma-te por saberem do nosso trabalho. Dúvidas, pedidos de ajuda, discussões sobre o blog do Projecto e a informação nele contida, foram vários os contactos que deixaram nas pessoas a certeza de uma equipa disponível para ajudar a manter a noite da Semana do Mar a mais divertida possível. Ao longo das duas noites de trabalho contactou-se um total de 920 pessoas, disponibilizaram-se 275 preservativos, realizaram-se 26 testes de alcoolemia e distribuíram-se mais de setecentos materiais informativos.

Em todas as Festas, alguns pontos comuns de grande sucesso. A distribuição de preservativos foi reconhecida por quase todos como essencial nestes ambientes em que a temperatura aumenta e a paixão espreita. Também aqui a abordagem passava a ser feita pelas pessoas, aumentando a legitimidade para a intervenção mais objectiva e direccionada do projecto (In)Forma-te. A realização dos testes de alcoolemia, abrangendo uma população mais abrangente, foi, igualmente, um aspecto reconhecidamente positivo e útil.

O Projecto (In)Forma-te desenvolve-se na Ilha Terceira, desde Outubro de 2010, sendo protagonizado pela Cáritas da Ilha Terceira (que assume a gestão do projecto), pelo Centro Comunitário da Terra Chã, pela Equipa de Jovens do Instituto de Acção Social e pela Ajiter, com o apoio da Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e com a supervisão do IREFREA. Está acessível em forma de blogue (www.projectoinforma-te.blogspot.com) ou no Facebook (www.facebook.com/projecto.informate), bem como através do endereço electrónico informate.terceira@gmail.com e do telemóvel 925700201.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projecto (In)Forma-te no AngraRock 2011

Mais um evento de música e de diversão na Ilha Terceira, e uma vez mais o Projecto (In) Forma-te estará lá!
Após contacto com a organização, iremos ficar à entrada do recinto e podes sempre contar com a nossa ajuda para uma noite divertida mas sem excessos!

Até amanhã!