terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dar a Volta à Droga na Ilha Terceira

Pela 6ª vez em várias ilhas nos Açores, acontecendo este ano pela primeira vez na Ilha Terceira, "Dar a Volta à Droga" pretende ser uma iniciativa de sensibilização, e uma chamada de atenção para a problemática do consumo de substâncias psicoactivas. A actividade consiste num passeio de bicicleta ACESSÍVEL A TODOS, na cidade da Praia da Vitória, envergando T-Shirts fornecidas pela organização.


Traz a tua bicicleta e vem participar! Traz amigos e familiares e venham passar um Domingo diferente, unidos por uma boa causa!


Para quem necessitar, a partir das 7h45, estará junto à Praça de Touros de Angra do Heroísmo uma viatura que procederá ao transporte de bicicletas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no local, nas entidades/empresas parceiras ou através do email informate.terceira@gmail.com, fornecendo apenas dados como nome, idade e se representa alguma associação/instituição ou se participa a título particular. 

Podemos contar contigo???


Mais informações na página do evento criado no Facebook em:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DIA DO NÃO-FUMADOR!

Hoje, dia 17 de Novembro comemora-se o Dia do Não-Fumador.
É o dia de quem quer curtir a vida em grande e durante mais anos, de quem não fica a cheirar mal, de que não fica com os dentes escurecidos e estragados, de quem aprecia o verdadeiro sabor dos alimentos e de quem poupa o dinheiro dos maços de tabaco e vai viajar!
Feliz dia a todos os Não-Fumadores! :D 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sessões (In)Forma-te II

E sucedem-se as sessões (In)forma-te!
Hoje o Projecto dinamizou a primeira do bloco com a turma 6ºB, da EBI Francisco Ferreira Drumond. Debateu-se o tema "Pressão de Pares". Os alunos interessaram-se, participaram, partilharam, aprenderam e ensinaram. Até ficaram responsáveis pela reportagem fotográfica da sessão!
Uma sessão da qual todos saímos enriquecidos.



Já à tarde, foi a vez do Projecto Animação de Rua da Cáritas da Ilha Terceira.
Com jovens ligeiramente mais velhos, tratou-se o tema "Consumo de tabaco", antecipando o "Dia do Não-Fumador".
No início da sessão entregou-se um crachá aos não-fumadores presentes, como forma de assinalar o seu dia, e a sua opção pela saúde.
Falou-se sobre os benefícios de não fumar, e inevitavelmente dos malefícios de o fazer.
Foram visualizados alguns vídeos que ilustram experiências feitas a partir das quais se pode ter uma noção da quantidade de alcatrão e outras substâncias que um fumador inala, e que se alojam no seu organismo. 

 
Houve tempo para trocas de experiências, colocação de questões e desconstrução de alguns mitos. 
Esta terça-feira foi mais um grande dia para o Projecto (In)Forma-te!  

sábado, 12 de novembro de 2011

Sessões (In)Forma-te

O (In)Forma-te continua a apostar na formação, informação e sensibilização dos mais novos.
 Em dia de S.Martinho, o projecto deslocou-se à Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drumond, em S.Sebastião, para se reunir com a turma A do 8ºano para uma segunda sessão. Desta vez o tema debatido foi, muito oportunamente, o álcool. 
Cultural e socialmente aceite, causando directa ou indirectamente sérios danos pessoais, sociais e familares, além de estar associado a dezenas de doenças em diversos orgãos, esta substância consta da lista das drogas mais perigosas.

Esta e outras noções, assim como a desconstução de alguns dos muitos mitos associados ao uso e abuso do álcool foram trabalhadas, partilhadas e discutidas com os interessados e participativos alunos desta turma. Além da visualização de videos, discussão de powerpoint e de muita conversa, ainda houve tempo para a encenação em que os jovens actores representaram uma situação de pressão ao consumo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

II Shot de Informação: página do (In)Forma-te no jornal A União

Nos últimos dias, saiu mais uma edição do Shot de Informação, página do (In)Forma-te no Jornal A União...


E, porque não, optar por um cocktail sem álcool?...

O álcool e as festas são, normalmente, dois conceitos indissociáveis. Aparecem agregados na mesma frase e nos hábitos da prática de comemorar datas assinaláveis por um ou outro motivo ou nas festas terceirenses.
No mundo em geral, e na Ilha Terceira (muito) em particular, uma celebração “com’é dado” deve ser regada com um, dois ou ainda mais copos. É social, é cultural, é tido como agradável, quase obrigatório.
O calendário alargado e fausto das festividades terceirenses eleva esse consumo a valores bastante relevantes e origina consequências bastante menos interessantes.
Apesar da componente aditiva do álcool, este é consumido quer pelo sabor, quer pela textura, quer pela acção refrescante ou reconfortante associada à bebida em causa, quer pela sua atractividade visual e social.
Bem vistas as coisas, todos estes ingredientes podem ser reunidos num chamado “cocktail virgin”, sem álcool mas que mantém todo o sabor, num consumo livre e sem problemas.
Este princípio serviu de mote para uma noite em que esta alternativa ao álcool foi servida com um custo simbólico no bar do Marítimo Sport Club (Corpo Santo) no dia 28 de Outubro, associando o (In)Forma-te ao primeiro aniversário da actual gerência.
 A disponibilidade de Paulo Silva, gerente do bar, e a forte adesão de todos os clientes e convidados do bar à iniciativa são dignas de nota, sendo de salientar o facto de terem sido servidos mais de cem cocktails não alcoólicos!
A formação da equipa do Projecto, no que diz respeito à elaboração dos cocktails, foi ministrada pelo professor Pedro Matos da Escola Profissional da Praia da Vitória, a quem o Projecto agradece, bem como à empresa FrutóZé (na pessoa do Sr. José Raínha) que cedeu a fruta necessária.
Deixamos algumas sugestões para que possa incluir em casa, nas suas próximas comemorações um cocktail sem álcool, ou uma caipirinha surpreendentemente fidedigna à original, mas à prova do alcoolímetro!

Caipirinha- Corte uma lima em cubos pequenos, esmague-a com o almofariz. Coloque o preparado num copo, adicione açúcar pilé a gosto, gelo laminado e complete com SevenUp.
Tropical Fruits (duas doses)- num shaker junte meio copo de sumo de ananás, meio copo de sumo de limão, meio copo de sumo de maracujá e uma colher de groselha. No final junte gelo qb e agite bem. Decore com hortelã polvilhada em açúcar pilé.
Four Fruit (duas doses)- num copo misturador coloque uma colher de frutos vermelhos, um copo de sumo de laranja e leite condensado qb. Adicione gelo e triture os ingredientes. Decore com uma rodela de laranja, uma cereja envolvida em hortelã polvilhada com açúcar pilé.
Bons cocktails (sem problemas)!



O Projecto aproveita para destacar a colaboração do Jornal A União na publicação dos diferentes Shots de Informação!

Evento Dar a Volta à Droga - Ilha Terceira

Pela 6ª vez em várias ilhas nos Açores, acontecendo este ano pela primeira vez na Ilha Terceira, "Dar a Volta à Droga" pretende ser uma iniciativa de sensibilização, e uma chamada de atenção para a problemática do consumo de substâncias psicoactivas. A actividade consiste num passeio de bicicleta ACESSÍVEL A TODOS, na cidade da Praia da Vitória, envergando T-Shirts fornecidas pela organização, que é assumida pelo (In)Forma-te, Cáritas da Ilha Terceira e Associação Fontinhas Activa.


Traz a tua bicicleta e vem participar! Traz amigos e familiares e venham passar um Domingo diferente, unidos por uma boa causa!

Para quem necessitar, a partir das 7h45, estará junto à Praça de Touros de Angra do Heroísmo uma viatura que procederá ao transporte de bicicletas.


A inscrição é gratuita e pode ser feita no local, nas entidades/empresas parceiras ou através do email informate.terceira@gmail.com, fornecendo apenas dados como nome, idade e se representa alguma associação/instituição ou se participa a título particular.

 
Podemos contar contigo???



Mais informação, no Facebook em: https://www.facebook.com/event.php?eid=175721582518518

domingo, 6 de novembro de 2011

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados com o consumo excessivo e prolongado do álcool. É entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes.
O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos.
 Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

sábado, 5 de novembro de 2011

Sessões de sensibilização do (In)Forma-te

Além do trabalho regular nas zonas de divertimento nocturno, e sempre na óptica da sensibilização, informação e prevenção,  a acção do Projecto (In)Forma-te estende-se às escolas, a instituições e associações. 

No passado dia 4 de Novembro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, promovido pelo Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, o projecto dinamizou duas sessões onde se debateu a relação entre os consumos de substâncias psicoactivas e as alterações comportamentais e relacionais a que as pessoas se tornam sujeitas, potenciando o recurso à violência.

Emolduradas pela Exposição "Fragmentos de Narrativas (In)Visíveis" as sessões contaram com a presença de 41 alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória, dos cursos Profij, que se dirigiram ao Etis Bar, onde a iniciativa teve lugar, e de uma forma bastante interactiva puderam trocar impressões, tirar algumas dúvidas e desmistificar alguns mitos. 



Em simultâneo decorreu a primeira de um bloco de três sessões na Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drumond. A pressão de pares foi o tema debatido com a turma A do 8ºano. Os alunos tiveram oportunidade de partilhar algumas experiências, algumas dúvidas e de trabalhar alguns conceitos relacionados com a temática. As seguintes sessões abordarão assuntos como o álcool, o tabaco e outras substâncias.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um dia em cheio!

Hoje, 4 de Novembro, está a ser um dia em cheio para o Projecto. Começámos o dia com a primeira sessão em contexto escolar protagonizada pelo Projecto, no 8º A da Escola Básica e Integrada Ferreira Drumond, na Vila de São Sebastião.

Depois estivemos com formandos do Curso de Multimédia da Escola Profissional da Praia da Vitória, no ETIS Bar, na Praia da Vitória, numa acção de sensibilização sobre o uso e abuso de substâncias psicoactivas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Eliminação da Violência contra a Mulher.

No final do dia, faremos um giro de proximidade nas zonas circundantes às escolas da Praia da Vitória! Ufff...

Ah! E amanhã teremos mais um giro nocturno que abrangerá os concelhos de Angra e Praia da Vitória!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cannabis

A utilização de cannabis cria problemas de concentração e memória. Agora, num novo estudo, verificou-se que a actividade cerebral se torna descoordenada e perde exactidão durante o estado alterado de consciência induzido pela utilização desta substância, levando a perturbações neurofisiológicas e comportamentais que fazem lembrar as alterações observadas na esquizofrenia.
Retirado do site Ofícina de Psicologia

A tua saúde!

Já pensaste que Saúde não significa apenas ausência de doença? E que o bem-estar das pessoas não depende apenas da sua saúde física mas também da sua saúde mental? Ao longo da vida existem acontecimentos com os quais é muito difícil lidar: por exemplo, problemas na escola, mudança de casa e necessidade de fazer novos amigos, entrada na adolescência, separação dos pais, morte de um familiar, etc. Muitas vezes alguns comportamentos de risco como o consumo de drogas parecem ser uma solução para enfrentar estas situações de crise, mas envolvem riscos e, na maior parte das vezes, só agravam ou criam mais problemas. De facto, existem outras formas de as pessoas se sentirem melhor, mesmo nos momentos em que estão mais vulneráveis: procurar o apoio dos teus familiares, estar com os amigos, fazer exercício físico e outras actividades que lhes dêem prazer como passear, ir à praia, ao cinema, ler, ouvir música... Quando te sentes mais desanimado não te esqueças que o mais importante é saber que existem pessoas que gostam de ti e estão disponíveis para te ajudar, que cuides de ti próprio e te sintas o melhor possível contigo mesmo.