sexta-feira, 30 de março de 2012

(In)Forma-te - Atividades do 2º Período

E chegaram as férias da Páscoa!
No período letivo, que agora termina, o Projecto (In)Forma-te levou a cabo cerca de 66 sessões em todas as escolas de 2º e 3º ciclo da ilha, junto de alunos e até de professores e funcionários. 
Também tivémos o prazer de estar no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo.
O Projecto (In)Forma-te pretende estar cada vez mais próximo de ti.
Através do nosso facebook e do nosso blogue tentámos, neste período, fazer chegar a ti informações que te possam  ajudar a tomar as melhores decisões. Continuámos a contar com a colaboração mensal do jornal "A União". Iniciámos a emissão dos nossos spots "Um Shot de Informação" na RCA, Rádio Lajes e Antena 1, participámos na Feira da Saúde da EBS Tomás de Borba, e continuamos semanalmente a apoiar as tuas saídas noturnas!
Para o terceiro período ficam estas e muitas mais inciativas por dinamizar! Já sabes... Contamos sempre contigo!!!!

Aproveita bem as férias (se for este o teu caso), e nunca te esqueças que para te divertires não precisas muletas!

quinta-feira, 29 de março de 2012

(In)Forma-te na Feira da Saúde da Tomás de Borba!

 O Projecto (In)Forma-te participou, hoje, na Feira da Saúde da EBS Tomás de Borba, respondendo afirmativamente a um convite da Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, parceiro da escola na Feira.

Procurámos informar a comunidade escolar sobre várias questões relacionadas com o uso e abuso de substâncias, bem como desenvolver um atelier de cocktails sem álcool, procurando ensinar como se fazem algumas bebidas alternativas não alcoólicas a todos os interessados.
Correu muito bem! O (In)Forma-te gosta disto! ;)



segunda-feira, 26 de março de 2012

Sessões na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade

As sessões do Projecto (In)forma-te em contexto escolar sucedem-se.
Paralelamente às sessões feitas junto de algumas turmas da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, o Projecto Informa-te e a equipa de Saúde Escolar do  CSAH, colaboraram com o Programa (Com)Sentidos  no sentido de se levar a cabo com pessoal docente e não docente duas sessões de sensibilização onde se abordariam duas temáticas de grande interesse para quem trabalha com um público-alvo mais jovem.
Num primeiro momento, como já referimos aqui no blogue, e com o valioso contributo da Cruz Vermelha Portuguesa de Angra do Heroísmo, houve espaço para se trabalhar algumas noções de primeiros-socorros em situações de consumo.
Na última quarta-feira explorou-se um pouco o mundo das drogas segundo vários prismas, tentando perceber as suas várias facetas, e como pode parecer aliciante aos olhos dos mais novos.
 Mitos associados às substâncias, formas de consumo, sinais de alerta, posturas e formas de abordagem nestas situações foram outros pontos focados nesta sessão.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sessões de sensibilização nas escolas da Terceira



O trabalho do Projeto Informa-te é feito sempre numa ótica de prevenção, sensibilização e redução de riscos no que diz respeito ao consumo de substâncias psicoativas.
Uma das áreas de ação do projeto são as ações de sensibilização junto dos mais novos, em contexto escolar e institucional.
Estas sessões tomam várias formas, enchem-se de vários conteúdos, mas obedecem sempre à temática central, alvo da ação do Informa-te.
São feitas ações de sensibilização pontuais e isoladas, como as agradáveis sessões que aconteceram na Escola Secundária Vitorino Nemésio, ou em blocos, constituídos por três sessões diferentes que se complementam.
Num primeiro momento o assunto debatido é a pressão de pares. Aí fala-se sobre a influência que todos nós exercemos sobre os que nos rodeiam, e a que a sociedade exerce sobre nós, dando especial atenção à fase da adolescência, à busca do espaço individual, à necessidade de pertença em contexto de grupo, à conquista da aceitação perante os pares. Debatem-se as dúvidas, colocam-se situações e abrem-se perspetivas.
O mote para esta sessão é “Pensar pela própria cabeça”. Recolher informações, opiniões, pedir ajuda se necessário e tomar as decisões tendo em consideração o bem ou o mal que esta acarreta, assim como criar ferramentas de resistência à pressão de pares.
O assunto dominante no segundo momento deste bloco é o álcool. O seu enquadramento social e cultural e os seus malefícios. Em debate, tenta-se desconstruir alguns mitos associados ao seu consumo. Numa última sessão olham-se sob esses mesmos prismas a temática do tabaco e de outras substâncias, de acordo com a idade do público-alvo.
Este trabalho desenvolvido pela equipa do projeto já se estende a todas as escolas básicas integradas e às secundárias da ilha, assim como a espaços de Animação de Rua (Cáritas, Centro Comunitário da Terra-Chã e Projecto Saltus da SCMPV), turmas dos cursos Reativar, (na Escola Profissional da Praia da Vitória e na Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira).
São momentos de partilha, de interação, de aprendizagem que nos ajudam a evoluir e a pensar melhor, e sob um prisma diferente, os consumos que às vezes são tidos quase como inócuos.

terça-feira, 20 de março de 2012

(In)Forma-te na rádio

Depois da excelente colaboração com o jornal A União, que permite a publicação mensal do nosso Shot de (In)Formação, o (In)Forma-te estará, também, nas rádios através de colaborações estabelecidas. Na RCA e  na RDP Açores  já é possível ouvir o "Shot De (In)Formação pelo Projecto (In)Forma-te". Brevemente também na Rádio Lajes !
Obrigado a todos pela colaboração e pelo reconhecimento ao nosso projecto!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Sessões na ESJEA


Hoje estivemos na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, na primeira de duas sessões sobre primeiros-socorros em situações de consumo e identificação de sinais de alerta.
 O convite partiu da equipa do programa (Com)Sentidos desta escola e contou com a parceria da equipa de saúde escolar do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo e com a preciosa colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa de Angra do Heroísmo que protagonizou esta primeira sessão onde o pessoal docente e não docente deste estabelecimento de ensino teve a oportunidade de adquirir alguns conhecimentos sobre os procedimentos a adotar em situações de presumível consumo.
Na próxima quarta-feira, e para  concluir, o Projecto (In)forma-te dinamizará uma sessão onde se conhecerão um pouco melhor algumas subtâncias psicoativas e se colocarão em evidência pequenos sinais, que quando devidamente valorizados poderão  evitar grandes problemas no percurso de vida dos jovens.

O que é o LSD???

LSD
Nomes de Rua: Ácido, Pills, Trips
 
Apresentação
 
 
O LSD, também chamado de ácido, pills, cones ou trips é uma droga com acção alucinogénia ou psicadélica. A dietilamida do ácido lisérgico é sintetizada clandestinamente a partir da cravagem de um fungo do centeio (Claviceps purpúrea).
Pode apresentar a forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina, micropontos ou folhas de papel secante (como selos ou autocolantes), sendo que uma dose média é de 50 a 75 microgramas. É consumido por via oral, absorção sub-lingual, injectada ou inalada.
Esta substância age sobre os sistemas neurotransmissores seratononérgicos e dopaminérgicos. Para além disso, inibe a actividade dos neurónios do rafe (importantes a nível visual e sensorial).
Não são conhecidas utilizações terapêuticas desta substância.
 

 
Origem
 
 
O LSD (ácido lisérgico dietilamida) foi sintetizado por Albert Hoffman em 1937, mas só em 1953 é que foram descobertos os seus efeitos alucinogéneos. Este químico alemão estava a trabalhar num laboratório suíço na síntese dos derivados do ácido lisérgico, uma substância que impede o sangramento excessivo após o parto. A descoberta dos efeitos do LSD verificou-se quando Hoffman ingeriu, de forma não intencional, um pouco desta substância e se viu obrigado a interromper o seu trabalho devido aos sintomas alucinatórios que estava a sentir.
Inicialmente, foi utilizado como recurso psicoterapêutico e para tratamento de alcoolismo e disfunções sexuais. Com o movimento hippie começa a ser utilizado de forma recreativa e provoca grande agitação nos Estados Unidos. O consumo do LSD difunde-se nos meios universitários norte-americanos, grupos de música pop, ambientes literários, etc. Lucy in the Sky with Diamonds, uma das mais conhecidas músicas dos Beatles, é uma alusão ao LSD.
Recentemente verificou-se um ligeiro aumento do consumo de LSD, provavelmente como resultado da influência do revivalismo dos anos 70.
 

 
Efeitos
 
 
Os efeitos variam consoante a personalidade do sujeito, o contexto (ambiente) e a qualidade do produto, podendo ser agradáveis ou muito desagradáveis. O LSD pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores mais brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranóia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, baforadas delirantes podendo conduzir a actos auto-agressivos (suicídio) e hetero-agressivos, despersonalização, perda do controlo emocional, sentimento de bem-estar, experiências de êxtase, euforia alternada com angústia, pânico, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração, perturbações da memória, psicose por “má viagem”. Poderão ainda ocorrer náuseas, dilatação das pupilas, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco, debilidade corporal, sonolência, aumento da temperatura corporal.
Estes efeitos duram entre 8 a 12 horas e aparecem cerca de 30/40 minutos após o consumo.
 

 
Riscos
 
 
Não existem provas das consequências físicas do consumo de LSD; apenas se conhecem as relacionadas com problemas psicológicos, como a depressão, ansiedade, psicose, etc.
O consumo do LSD poderá provocar a alteração total da percepção da realidade.
O flashback ou revivescência é o principal perigo do consumo. Nestas situações, o indivíduo volta a experimentar a vivência tida com a droga, sem que para tal tenha de a consumir de novo. Estes flashbacks podem ocorrer semanas após a ingestão da substância.
Em mulheres grávidas pode induzir a contracção das fibras do músculo uterino.
Há riscos de sobredosagem dada a percentagem muito variável de pureza do produto. É desaconselhável o consumo não acompanhado/isolado devido a riscos de distracção perceptiva.
Quando misturado com produtos do tipo anfetaminas torna-se mais perigoso.
Não consumir em caso de problemas de saúde mental, depressão ou crises de ansiedade.
Tolerância e Dependência
Parece existir tolerância, no entanto os estudos divergem. A tolerância desaparece rapidamente após alguns dias de abstinência. Pode criar dependência psicológica mas não cria dependência física.
 

terça-feira, 13 de março de 2012

(In)Forma-te na Cadeia de Angra

Na tarde de hoje, o (In)Forma-te esteve presente numa sessão de esclarecimento sobre uso e abuso de substãncias no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo. Abordámos as substâncias em geral, particularizando, depois, nalguns mitos ligados ao uso e abuso de cannabis, heroína e cocaína.
Verificámos uma troca de ideias construtiva e pudemos participar num debate aceso, em que se partilharam diversas visões sobre o tema.

terça-feira, 6 de março de 2012

(In)Forma-te nas Escolas

O ano lectivo 2011/12 marcou o início da actividade do (In)Forma-te junto das turmas de diversas escolas da Ilha Terceira. São já várias dezenas de sessões realizadas na EBIAH, ESJEA, EBIFFD, ESVN, EBSTB e EBIBiscoitos. Adicionalmente, o (In)Forma-te colabora nas sessões de Educação para a Saúde desenvolvidas pela Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo.

Mais sessões estão para vir nas diferentes escolas da Ilha...

Até já?

sábado, 3 de março de 2012

Porto Pipas: uma sondagem!

Recentemente, foi decidido alterar o horário de encerramento dos Bares do Porto Pipas para as duas da manhã. Muitos argumentos foram utilizados para defender ou condenar essa decisão... E tu, o que achas? Vota na sondagem que colocamos na faixa lateral do nosso blogue!

Obrigado!