Descrição do Projecto

Vimos por este meio proceder à apresentação do Projecto (In)Forma-te. Este projecto, recentemente criado na Ilha Terceira, procurará intervir em diversos contextos locais, quer em contexto diurno, quer em contexto nocturno.

À acção do Projecto estão subjacentes os propósitos da prevenção, informação, sensibilização, minimização de riscos e redução de danos associados aos contextos de recreação nocturna, procurando contribuir para que os contextos de diversão sejam verdadeiramente recreativos e para que as situações mais complicadas associadas ao consumo de substâncias, nomeadamente nos mais jovens, sejam reduzidas ao menor número possível.

A actividade do Projecto será dividida em cinco eixos fundamentais:

ü  actuação de proximidade em contexto nocturno, que se expressará na existência de equipas do Projecto nas zonas de recreação nocturna do concelho que contactarão com as pessoas presentes, procurando responder, igualmente, às suas solicitações;

ü  actuação de proximidade em contexto diurno, em territórios marcados pelo consumo de substâncias, nomeadamente com públicos mais jovens;


ü  disponibilização de um espaço na Internet, na forma de um blogue, onde constarão todas as informações relacionadas com as actividades do Projecto, bem como um conjunto de dados relacionados com o consumo de substâncias, para acesso de todos aqueles que visitem o espaço;

ü  manutenção de uma linha telefónica, que estará disponível para obtenção de informações, para auxílio e para criação de respostas de encaminhamento para serviços especializados, que estará disponível de Segunda a Sexta-Feira (das 9h00 às 17h00) e sempre que as equipas do Projecto estiverem na rua (normalmente aos Sábados);

ü  manutenção de uma estrutura de rectaguarda que procederá ao acompanhamento, aconselhamento e encaminhamento de casos mais difíceis detectados nas acções de proximidade, na óptica da promoção de processos de intervenção especializada no domínio do consumo abusivo de substâncias.

Este Projecto surge, e no que à intervenção nocturna diz respeito, para funcionar como uma potencial fonte de suporte a todos as pessoas que frequentam a noite, nas suas diversas vertentes, pretendendo constituir-se como um aliado daqueles que, explorando espaços de diversão nocturna, pretendem que a noite seja o mais positiva possível e que as situações mais difíceis (nomeadamente associadas ao consumo excessivo de substâncias lícitas e ilícitas e aos comportamentos problemáticos que dele decorrem) sejam reduzidas ao mínimo.

A equipa do Projecto (In)Forma-te está disponível para prestar quaisquer esclarecimentos relativos à sua acção. Estamos, igualmente, disponíveis para o estabelecimento de sinergias com os espaços de diversão nocturna, na óptica da prossecução dos objectivos do Projecto.

O Projecto (In)Forma-te é financiado pela Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e conta com diversos parceiros institucionais da Ilha Terceira (como a Cáritas da Ilha Terceira, o Centro Comunitário da Terra Chã, a Equipa de Jovens em Risco do IAS ou a Associação Juvenil da Ilha Terceira). Conta, igualmente, com a colaboração das Câmaras Municipais e das Forças de Segurança.

Atendendo aos propósitos de intervenção, o Projecto está disponível para o estabelecimento de parcerias, na óptica da promoção de iniciativas conjuntas relacionadas com as temáticas trabalhadas pelo Projecto (In)Forma-te.