Mitos sobre o ecstasy

Mito: Não há problema se só consumir ecstasy ao fim de semana

Deves lembrar-te que alguns efeitos graves do consumo são independentes do período em que se consome, nomeadamente aqueles relacionados com o aumento da temperatura corporal. Por outro lado, os efeitos prolongam-se além do fim de semana, pelo que este mito não é verdadeiro.



Mito: O ecstasy é inofensivo.
Os efeitos negativos que se produzem são quase imediatos e podem passar por problemas físicos e mentais e, também, sobre a vida social de quem consome. Algumas reacções aos consumos de ecstasy podem colocar em perigo a vida dos consumidores.

Mito: O ecstasy é compatível com outras drogas, sem aumento de risco.
O consumo de ecstay associado a outras drogas é muito perigoso, aumentando os riscos associados a cada uma das substâncias.

Mito: O ecstasy não provoca dependência.
O risco de desenvolver uma dependência emociona, psicológica e social é um factor comum a todas as drogas. No caso do ecstasy é frequente o desenvolvimento de uma ideia que o consumidor não consegue divertir-se em consumir primeiro, nem consegue relacionar-se com os outros da mesma maneira. Estas formas de dependência são igualmente perigosas.

Mito: O ecstasy tem um efeito afrodisíaco!
Não é bem assim... O ecstasy provoca impotência nos homens e leva a uma redução progressiva do interesse pelo sexo  e pelo prazer a ele relacionado.


Mito: Deixar o exstasy é quase impossível!
Deixar é difícil mas, como em qualquer outra adição, é possível! Actualmente, existem uma ampla gama de tratamentos e terapêuticas que ajudam a deixar. Porque não experimentar?...

Conteúdos baseados no  "Guia sobre drogas", editado pelo Ministério da Saúde Espanhol, em 2007 e nos folhetos informativos do Projecto (In)Forma-te