Mitos sobre o álcool

Mito: Beber álcool só aos fins de semana não produz danos no organismo
O dano provocado pelo álcool depende do chamado "padrão de consumo", ou seja, da quantidade ingerida (maior quantidade, maior dano) e da intensidade (a mesma quantidade concentrada no mesmo tempo é mais perigosa). Também existe o risco de tornar-se um hábito, até ao ponto de as pessoas não se conseguirem divertir sem beber.
Mito: O consumo de álcool ajuda a superar as alturas em que estamos mais em baixo, a superar o cansaço e a fazermo-nos ficar mais animados e em forma.
O consumo abusivo de álcool faz-nos perder o controlo sobre as emoções e sentimentos. Permite que sintamos uma breve sensação de bem-estar, se se está triste ou deprimido, mas leva a que esses sentimentos se agudizem. Seja como for, produz maior fadiga e mais sonolência e leva à perda de força e coordenação motora.
Mito: O consumo de álcool aquece, pelo que combate o frio.
O álcool produz uma sensação momentânea de calor ao dilatar os vasos sanguíneos e dirigir o sangue até à superfície da pele, mas, em pouco tempo, a temperatura interior do corpo diminui e sente-se mais frio. Por isso, em situações de embriaguez devemos agasalhar a pessoa e nunca tentar despertá-la com água fria.


Mito: O álcool é um alimento.
O álcool engorda, mas não é um alimento. Pelo contrário, aumenta a produção de gordura no organismo.

Mito: O álcool facilita as relações sexuais!
Não é bem assim... O álcool, muitas vezes, impede as relações sexuais, provocando impotência e outras disfunções sexuais.

Mito: Aquele que mais aguentam o álcool é porque é mais forte!
É Não existe qualquer relação entre a virilidade ou a força física e uma maior capacidade para aguentar o álcool. Se se aguenta muito, isso pode significar que o organismo está habituado aos consumos alcoólicos e que desenvolveu uma tolerância ao álcool. E isso não significa menor dano para o organismo, mas sim um maior perigo, uma vez que passa a existir um maior risco de desenvolvimento de dependência e de alcoolismo.

Mito: Deixar de beber é quase impossível!
Deixar de beber é difícil mas, como em qualquer outra adição, é possível! Actualmente, existem uma ampla gama de tratamentos e terapêuticas que ajudam a deixar de beber. Porque não experimentar?...

Conteúdos baseados no  "Guia sobre drogas", editado pelo Ministério da Saúde Espanhol, em 2007 e nos folhetos informativos do Projecto (In)Forma-te