O final do mês de Outubro de 2010 marcou o início das actividades do Projecto (In) Forma-te, na Ilha Terceira, Açores. Este projecto alicerça-se numa parceria de diversas instituições locais, municípios e forças de segurança, com o apoio técnico e financeiro da Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e supervisão do IREFREA Portugal, visando a criação de uma resposta integrada à problemática do uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas. Estrutura-se em torno de seis eixos de actuação que passam por: realização de acções de proximidade em contextos de recreação nocturna; por uma actuação de proximidade em contexto diurno em territórios específicos; pela disponibilização e dinamização de um espaço na Internet (blogue); pela manutenção de uma linha telefónica para informação e encaminhamento de situações de referência; pela manutenção de uma resposta de retaguarda (humana e logística) que proceda ao acompanhamento, aconselhamento e encaminhamento de casos e pela organização de distintos eventos de cariz preventivo. O Projecto baseia-se numa forte complementaridade de instituições e profissionais que já actuavam no terreno, nomeadamente com públicos jovens, e que aderiram, com entusiasmo, ao (In) Forma-te e aos seus propósitos.
Após um encontro de trabalho, em Outubro de 2009, que contou com o apoio e orientação do Dr. Fernando Mendes, do IREFREA, a Equipa (In) Forma-te ultimou pormenores e preparou a primeira actividade nocturna do Projecto. Chegou então a hora… Às 23 horas iniciou-se a primeira saída da Equipa, entendida como um prolongamento da preparação formativa, com a supervisão do Dr. Fernando Mendes, sempre disponível para aconselhar quando necessário ou para intervir em caso de apuros.
Apesar do nervosismo inicial a primeira saída decorreu a reboque do grande entusiasmo de toda a Equipa, tendo-se atingido com naturalidade o objectivo de apresentar de forma dinâmica e interactiva o projecto às pessoas de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória. Este foi muito bem acolhido, quer com comentários positivos, confirmando a necessidade de um trabalho deste tipo, quer com sugestões relativas às temáticas apresentadas. Por volta das 3h30, e após algumas centenas de contactos, era altura de voltar para a cama… No Sábado às 18:00, fez-se o balanço da primeira saída da equipa, onde todos tiveram oportunidade de falar sobre as emoções espoletadas, constrangimentos inibidores ou momentos facilitadores. O entusiasmo não esmorecera tendo as palavras de incentivo do Dr. Fernando Mendes, enriquecendo os elogios à atitude positiva da equipa com pontuais alertas para arestas a necessitar de lima aguçada, dado ainda mais força para a segunda saída que se preparava para a meia-noite.
Esta saída decorreu nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória onde a “movida” terceirense é mais intensa. De realçar a curiosidade da maioria das pessoas abordadas e a civilidade com que a Equipa foi atendida e escutada, também graças às estratégias aprendidas durante os momentos formativos. As sugestões e os comentários de incentivo comprovaram mais uma vez o carácter de cidadania imbuído no projecto e a importância de ter como aliadas as pessoas que poderão também ser alvo da intervenção, sempre numa perspectiva de reciprocidade e colaboração entre pares.
Após este “pontapé de saída”, o Projecto foi apresentado publicamente, no passado dia 12 de Novembro, e continuou actividades no dia seguinte, com mais uma saída nocturna, no concelho de Angra do Heroísmo e com a apresentação do Projecto aos responsáveis dos espaços de recreação nocturna, na óptica da criação de futuras sinergias. Continuar o trabalho, visando a prossecução dos eixos de actuação do Projecto e melhorando a sua acção são os objectivos da Equipa (In) Forma-te… Mais informações sobre o Projecto poderão ser obtidas através do blogue do Projecto (http://www.projectoinforma-te.blogspot.com) e do seu endereço electrónico (informate.terceira@gmail.com).
Sem comentários:
Enviar um comentário