quarta-feira, 21 de março de 2012

Sessões de sensibilização nas escolas da Terceira



O trabalho do Projeto Informa-te é feito sempre numa ótica de prevenção, sensibilização e redução de riscos no que diz respeito ao consumo de substâncias psicoativas.
Uma das áreas de ação do projeto são as ações de sensibilização junto dos mais novos, em contexto escolar e institucional.
Estas sessões tomam várias formas, enchem-se de vários conteúdos, mas obedecem sempre à temática central, alvo da ação do Informa-te.
São feitas ações de sensibilização pontuais e isoladas, como as agradáveis sessões que aconteceram na Escola Secundária Vitorino Nemésio, ou em blocos, constituídos por três sessões diferentes que se complementam.
Num primeiro momento o assunto debatido é a pressão de pares. Aí fala-se sobre a influência que todos nós exercemos sobre os que nos rodeiam, e a que a sociedade exerce sobre nós, dando especial atenção à fase da adolescência, à busca do espaço individual, à necessidade de pertença em contexto de grupo, à conquista da aceitação perante os pares. Debatem-se as dúvidas, colocam-se situações e abrem-se perspetivas.
O mote para esta sessão é “Pensar pela própria cabeça”. Recolher informações, opiniões, pedir ajuda se necessário e tomar as decisões tendo em consideração o bem ou o mal que esta acarreta, assim como criar ferramentas de resistência à pressão de pares.
O assunto dominante no segundo momento deste bloco é o álcool. O seu enquadramento social e cultural e os seus malefícios. Em debate, tenta-se desconstruir alguns mitos associados ao seu consumo. Numa última sessão olham-se sob esses mesmos prismas a temática do tabaco e de outras substâncias, de acordo com a idade do público-alvo.
Este trabalho desenvolvido pela equipa do projeto já se estende a todas as escolas básicas integradas e às secundárias da ilha, assim como a espaços de Animação de Rua (Cáritas, Centro Comunitário da Terra-Chã e Projecto Saltus da SCMPV), turmas dos cursos Reativar, (na Escola Profissional da Praia da Vitória e na Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira).
São momentos de partilha, de interação, de aprendizagem que nos ajudam a evoluir e a pensar melhor, e sob um prisma diferente, os consumos que às vezes são tidos quase como inócuos.

Sem comentários:

Enviar um comentário