terça-feira, 17 de maio de 2011

Os perigos da mistura de álcool com bebidas energéticas...

Nos giros nocturnos do Projecto, temos constatado que a mistura de bebidas alcoólicas com bebidas energéticas constitui um dos hábitos de muitas das pessoas que frequentam a noite... No entanto, e apesar dos benefícios associados às bebidas energéticas, nomeadamente pelo marketing, o seu cruzamento com álcool encerra muitos efeitos adversos.

Algumas bebidas energéticas contêm até 80 mg de cafeína, o que provoca um efeito estimulante no nosso organismo, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial, no fundo, acelerando-nos e diminuindo a sensação de fadiga (que não é mais que um sinal do nosso corpo que está na altura de parar...). A associação com o álcool aumenta o risco de problemas cardíacos, mesmo em consumidores jovens. 

O cruzamento entre os estimulantes (cafeína, taurina, ginseng,...) que se encontram nestas bebidas energéticas com o álcool (uma substância depressora) lança mensagens contraditórias no nosso organismo, o que contribui para os problemas cardíacos atrás referidos. Por outro lado, o álcool provoca, naturalmente, a nossa desidratação (daí não matar a sede...) e a cafeína é um diurético, pelo que acabamos por perder uma quantidade anormal de água... Já agora, quanto maior a desidratação, pior a ressaca!

Se é certo, que algumas bebidas nos pretendem dar asas, também é certo que essas asas nos podem levar para zonas que podem ser bastante perigosas... 

Boas saídas com melhores escolhas! E, já agora, informa-te...

Sem comentários:

Enviar um comentário