segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CANCRO DOS TESTÍCULOS ASSOCIADO A CONSUMO DE CANNABIS

Estudo recente, publicado na revista Cancer aponta consumo de cannabis como potenciador de desenvolvimento de cancro dos testículos.

“O consumo frequente ou prolongado de cannabis pode duplicar os riscos de desenvolver cancro testicular, refere um estudo do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA, publicado na revista Cancer.  
Trata-se do primeiro estudo a analisar especificamente a relação entre o consumo de cannabis e o cancro do testículo.  
Para o estudo foram entrevistados 369 homens, com idade entre os 18 e os 44 anos, que tinham sido diagnosticados com cancro do testículo. As perguntas incidiram sobre o consumo de cannabis. As mesmas perguntas foram colocadas a grupo de cerca de mil homens saudáveis.  
 O resultado do estudo indicou que o consumo de cannabis aumentou em 70% o risco de desenvolver a doença. Quando comparados com os participantes que nunca fumaram cannabis, o estudo mostrou também que quem fuma a substância com frequência ou quem fuma desde a adolescência tem 100% mais probabilidades de vir a contrair a doença.  
 Foi também verificada uma relação entre o uso da droga e o desenvolvimento de cancro não-seminoma, um dos tumores do testículo mais agressivos. Este tipo de tumor foi verificado em 40% dos casos.  
 Em declarações à BBC, Janet Daling, uma das autoras do estudo, explica que, na puberdade, os homens estariam mais vulneráveis a factores ambientais, tais como a acção de substâncias químicas encontradas na cannabis. "Foi o que concluímos do estudo, que o cancro mais agressivo, do tipo não-seminoma, está particularmente associado ao consumo de cannabis antes dos 18 anos", explicou a investigadora.” 
Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário