sexta-feira, 17 de agosto de 2012

(In)Forma-te nas Festas 2012

 O Projecto (In)Forma-te repetiu, neste ano, as intervenções desenvolvidas nalgumas das maiores festividades açorianas, num esforço de continuidade do trabalho realizado no ano anterior e que radica no facto de o contexto de festa se encontrar muito associado à problemática do uso e abuso de substâncias.
 Neste ano, na Ilha Terceira, o Projecto esteve presente nas Festas Sanjoaninas de Angra do Heroísmo e nas Festas da Praia. Na Ilha do Faial, a intervenção do Projecto decorreu no contexto da Semana do Mar, na cidade da Horta.
  No decurso das festas terceirenses, e em colaboração com as Comissões Organizadoras, o Projecto dinamizou um espaço nocturno onde eram desenvolvidas diversas actividades, sendo disponibilizadas informações, esclarecidas dúvidas e mitos, distribuídos materiais de sensibilização, providenciado material de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e realizados testes de alcoolemia, através de abordagens personalizadas junto das pessoas que procuraram o espaço, com destaque para os mais jovens. Ao longo das Sanjoaninas, ao longo das dez noites de trabalho, o Projecto contactou com 1475 pessoas, distribuiu 710 preservativos, realizou 345 testes de alcoolemia e disponibilizou 2265 materiais informativos e de sensibilização. Nas festividades da cidade de Nemésio, em oito noites de trabalho, o (In)Forma-te contactou com 1504 pessoas, tendo disponibilizado 892 preservativos, realizado 172 testes de alcoolemia, além de distribuir 3176 materiais de informação e sensibilização. A intervenção no Faial, que decorreu em duas noites distintas numa colaboração com a APADIF e com o Projecto Trilhos Saudáveis, permitiu o contacto com 535 pessoas, a distribuição de 356 preservativos e a disponibilização de 1141 materiais informativos e de sensibilização, através de contactos de proximidade nas ruas da cidade da Horta.
 Para a coordenação e equipa do Projecto, o balanço destas noites de trabalho é extremamente positivo, permitindo aferir a propriedade da existência do Projecto, bem como a utilidade de desenvolvimento de intervenções de proximidade nos contextos de recreação nocturna, cuja relevância para a problemática do uso e abuso de substâncias continua a ser confirmada pelo (In)Forma-te. O Projecto destaca a colaboração com as Comissões Organizadoras das Festas, com as entidades faialenses, bem como o apoio de outras entidades públicas e privadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário