segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Texto do próximo Shot D'(In)Formação no jornal A União

À semelhança dos meses anteriores, e numa óptima colaboração com o jornal A União, publicar-se-á mais um Shot D'(In)Formação, espaço de informação no jornal A União. Colocamos, abaixo, o texto a publicar.

Shot D’(In)Formação do Projecto (In)Forma-te

Resultados muito animadores na avaliação
da acção do Projecto (In)Forma-te

                O Projecto (In)Forma-te teve o seu início em Outubro de 2010, enquanto estratégia de intervenção nos domínios da sensibilização, prevenção, minimização de riscos e redução de danos associados ao uso e abuso de substâncias. Ao longo de quase dois anos de acção regular do Projecto, tem-se verificado uma crescente, e salutar, complexificação que tem permitido que sejam abrangidas mais frentes de trabalho, beneficiadas mais pessoas e exponenciados os objectivos previstos.
                Atendendo à relevância do pressuposto da avaliação das iniciativas desenvolvidas, e dado o crescimento do (In)Forma-te, realizámos uma avaliação das iniciativas do Projecto, no sentido de perceber quais os aspectos que poderão ser, ainda, melhores e para que se possa rentabilizar ao máximo, e honrar, os recursos que sustentam o Projecto, onde se incluem o empenho, disponibilidade e competência dos membros da equipa (In)Forma-te.
                Dedicaremos este Shot D’(In)Formação à descrição de alguns dos resultados obtidos, enquanto elemento orientador da acção do projecto e validante da sua acção.
A avaliação de impacto do Projecto (In)Forma-te foi feita a partir da aplicação de um questionário com um conjunto alargado de questões fechadas e abertas, construído para o efeito, que permitiu retirar diversas conclusões relevantes. Foram recolhidos 212 questionários de avaliação de impacto da intervenção desenvolvida pelo Projecto (In)Forma-te, aplicados  entre Janeiro e Abril de 2012. Dos participantes que responderam a este questionário, 53% eram do género masculino e 47% do género feminino, com média de idade de 25,40 anos.
                Mais de 84% dos participantes referem conhecer o Projeto, sendo que 54% dos indivíduos revelam que tiveram conhecimento do Projecto através do contacto com os membros da equipa, 27% através dos seus amigos, 13% através dos órgãos de comunicação social, 13% através da Internet e 3,3% revelam que conheceram a iniciativa através de outras formas.
Dos 144 (67,9%) participantes que referem conhecer os materiais (folhetos, flyers,…), 86 (58,0%) já tiveram oportunidade de os consultar. A maioria dos indivíduos que responderam ao questionário e que conhecem os materiais, consideram que a informação disponibilizada nos materiais é útil (99,2%), de fácil compreensão (98,4%), o formato é o mais adequado (88,9%) assim como atrativo (87,4%). Consideram ainda que a informação transmitida tem credibilidade e é útil para a prevenção de comportamentos de risco, aumentando o conhecimento sobre substâncias psicoactivas e estratégias de minimização de riscos.
Dos 212 participantes que responderam ao questionário, 120 (61,2%) foram contactados pelas equipas de rua do projecto (In)Forma-te, e destes, 98,4 % considera esse contacto como positivo ou muito positivo. Dos indivíduos que responderam ao questionário, 68,4% referem ter amigos que foram abordados pelas equipas do projecto (In)Forma-te. Relativamente à visão sobre o projeto, 180 (92,8%) indivíduos referem que se necessitassem de mais informação ou se necessitassem de qualquer tipo de ajuda sobre o uso e abuso de substância psicoactivas, contactavam com elementos do projecto.
                Quanto à avaliação geral do Projecto, dos participantes que responderam a essa questão, 59% consideram este projeto muito positivo e 40% como positivo, o que constitui um indicador muito relevante.
                Adicionalmente, e no domínio da obtenção de dados qualitativos, foi possível extrair, com este esforço de avaliação, um conjunto alargado de sugestões para o funcionamento do Projecto, bem como de propostas de realização de iniciativas que serão, a seu tempo, tidas em conta. De facto, nas conclusões do presente estudo, constarem diversos aspectos que, depois de devidamente tidos em conta, permitirão ascender a níveis ainda mais superiores de impacto e eficácia.
                Com este estudo de avaliação fica, assim, reforçada a premência do desenvolvimento de iniciativas no domínio do uso e abuso de substâncias, bem como a existência do Projecto (In)Forma-te, enquanto iniciativa singular de intervenção.
O Projecto (In)Forma-te alicerça-se numa parceria formal do Centro Comunitário da Terra Chã e da Cáritas da Ilha Terceira, que assume a coordenação técnica e administrativa do Projecto, contando, igualmente, com a colaboração informal da Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, da Equipa de Jovens do IDSA, bem como com o apoio pontual de diversas entidades públicas e privadas. O Projecto é apoiado pela Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências e pode ser contactado através do 925700201 e do informate.terceira@gmail.com, podendo ser encontrado na internet em www.projectoinforma-te.blogspot.com ou em www.facebook.com/projecto.informate. 

Sem comentários:

Enviar um comentário