E, porque não, optar por um cocktail sem álcool?...
O álcool e as festas são, normalmente, dois conceitos indissociáveis. Aparecem agregados na mesma frase e nos hábitos da prática de comemorar datas assinaláveis por um ou outro motivo ou nas festas terceirenses.
No mundo em geral, e na Ilha Terceira (muito) em particular, uma celebração “com’é dado” deve ser regada com um, dois ou ainda mais copos. É social, é cultural, é tido como agradável, quase obrigatório.
O calendário alargado e fausto das festividades terceirenses eleva esse consumo a valores bastante relevantes e origina consequências bastante menos interessantes.
Apesar da componente aditiva do álcool, este é consumido quer pelo sabor, quer pela textura, quer pela acção refrescante ou reconfortante associada à bebida em causa, quer pela sua atractividade visual e social.
Bem vistas as coisas, todos estes ingredientes podem ser reunidos num chamado “cocktail virgin”, sem álcool mas que mantém todo o sabor, num consumo livre e sem problemas.
Este princípio serviu de mote para uma noite em que esta alternativa ao álcool foi servida com um custo simbólico no bar do Marítimo Sport Club (Corpo Santo) no dia 28 de Outubro, associando o (In)Forma-te ao primeiro aniversário da actual gerência.
A disponibilidade de Paulo Silva, gerente do bar, e a forte adesão de todos os clientes e convidados do bar à iniciativa são dignas de nota, sendo de salientar o facto de terem sido servidos mais de cem cocktails não alcoólicos!
A formação da equipa do Projecto, no que diz respeito à elaboração dos cocktails, foi ministrada pelo professor Pedro Matos da Escola Profissional da Praia da Vitória, a quem o Projecto agradece, bem como à empresa FrutóZé (na pessoa do Sr. José Raínha) que cedeu a fruta necessária.
Deixamos algumas sugestões para que possa incluir em casa, nas suas próximas comemorações um cocktail sem álcool, ou uma caipirinha surpreendentemente fidedigna à original, mas à prova do alcoolímetro!
Caipirinha- Corte uma lima em cubos pequenos, esmague-a com o almofariz. Coloque o preparado num copo, adicione açúcar pilé a gosto, gelo laminado e complete com SevenUp.
Tropical Fruits (duas doses)- num shaker junte meio copo de sumo de ananás, meio copo de sumo de limão, meio copo de sumo de maracujá e uma colher de groselha. No final junte gelo qb e agite bem. Decore com hortelã polvilhada em açúcar pilé.
Four Fruit (duas doses)- num copo misturador coloque uma colher de frutos vermelhos, um copo de sumo de laranja e leite condensado qb. Adicione gelo e triture os ingredientes. Decore com uma rodela de laranja, uma cereja envolvida em hortelã polvilhada com açúcar pilé.
Bons cocktails (sem problemas)!
O Projecto aproveita para destacar a colaboração do Jornal A União na publicação dos diferentes Shots de Informação!
Sem comentários:
Enviar um comentário