terça-feira, 16 de novembro de 2010

Apresentação pública do Projecto

Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências apresentou, hoje, em Angra, o Projecto “In Forma-te” destinado actuar junto dos jovens, no sentido de esclarecer as consequências do uso de substâncias psicoactivas.

A equipa do “In Forma-te” actuará em espaços recreativos noturnos, áreas circundantes às escolas do 2º e 3º ciclos e em zonas consideradas de risco.

O projecto é o resultado de uma parceria da Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências com a Cáritas da Ilha Terceira, o Centro Comunitário da Terra Chã e a AJITER (Associação Juvenil da Ilha Terceira) e desenvolverá o seu trabalho nos dois concelhos da ilha.

Através de uma abordagem educativa, os técnicos estarão aptos a esclarecer as questões e dúvidas relativas ao uso de substâncias psicoativas, as consequências a curto, médio e longo prazo, bem como fazer os devidos encaminhamentos aos serviços já existentes.

No discurso proferido na apresentação do projecto, a Directora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Paula Costa, destacou a importância do programa enquanto “intervenção preventiva precoce de rua”, onde se incluem sujeitos que ainda não consomem substância psicoativas, procurando retardar o eventual consumo e pessoas que já o fazem, procurando uma redução.

Depois de já ter uma equipe em acção na ilha de São Miguel, desde de Setembro 2009, segue-se agora a implementação desta equipa que irá actuar na ilha Terceira, a partir de amanhã.

A formação teórica e prática dos elementos foi da responsabilidade do IREFREA (Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco nas Crianças e Adolescentes).

Informação retirada daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário