segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

AÇORES UNIDOS A DAR A VOLTA À DROGA


Domingo, 4 de Dezembro, foi dia de passear, confraternizar e sensibilizar.

A atividade Açores Unidos a Dar a Volta à Droga juntou na cidade da Praia da Vitória mais de cem pessoas, sensíveis à problemática dos consumos de substâncias psicoactivas, que pedalaram ou correram por esta causa.
Tendo como mote a adopção de estilos de vida saudáveis e a prática desportiva como alternativa ao uso e abuso de drogas, o evento aconteceu em oito ilhas dos Açores em simultâneo.
Financiada pela Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, esta iniciativa da Associação Norte Crescente, foi organizada na Ilha Terceira pelo Projecto (In)Forma-te, com a parceria da Associação Fontinhas Activa.


 Domingo os Açores estiveram efectivamente unidos para Dar a Volta à Droga!

Noite de Cocktails Virgin no Havanna Club


Na passada Quarta-feira, véspera de feriado, o Projecto (In)Forma-te levou a cabo mais uma iniciativa onde foram apresentadas excelentes alternativas ao consumo do álcool, não abdicando do sabor, mas pelo contrário, valorizando-o!

A segunda "Noite do Cocktail Virgin" aconteceu no Bar Havanna, no Porto das Pipas onde, por apenas 0,50€,  se pôde apreciar cocktails sem álcool preparados pela equipa do projecto. Mais de 120 bebidas foram servidas.

Segundo opiniões recolhidas, estes cocktails "são uma excelente escolha, uma vez que se pode beber na mesma, mas sem reservas nem preocupações, além de serem realmente muito saborosos."

Da lista de refrescantes bebidas, mais uma vez a Caipirinha Virgin dominou a noite. Piña Colada, Neslo River, Apple Cobbler, Tropical Fruits foram outras alternativas apresentadas e apreciadas.
O Projecto (In)Forma-te agradece publicamente a cooperação do Bar Havanna Club que foi, sem dúvida, um grande parceiro na organização.

Uma palavra de agradecimento e apreço também ao cantor Kit, que prontamente se disponibilizou a abrilhantar a noite, e a enriquecer a iniciativa com o seu trabalho "Akustik Rocks".




Mais noites do Cocktail Virgin virão e, como sempre, contamos com a tua presença!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Noite de Cocktails Virgin no Bar Havanna no dia 7 de Dezembro

O (In)Forma-te e o Bar Havanna irão levar a cabo uma noite de cocktails Virgin, sem adição de álcool, na próxima Quarta-Feira, pelas 22h30, no Porto das Pipas, numa iniciativa que contará com a animação musical do Kit!

Uma boa oportunidade de realizar um consumo livre de problemas...

Vemo-nos lá?


domingo, 4 de dezembro de 2011

Dar a Volta à Droga na Ilha Terceira

Hoje, dia 4 de Dezembro, decorreu, na Praia da Vitória, o evento "Dar a Volta à Droga", evento de sensibilização para a problemática do uso e abuso de substâncias psicoactivas que decorreu, simultaneamente, em oito das nove ilhas do arquipélago açoriano.


O balanço da actividade desenvolvida é amplamente positivo, sendo de registar a participação no percurso de mais de cem participantes, que envergaram t-shirts alusivas ao evento, que percorreram o percurso previsto pela organização na zona urbana da Praia da Vitória, devidamente acompanhadas pelos Bombeiros e PSP, disponíveis para qualquer eventualidade.


No final do percurso, todos degustaram um pequeno lanche, recebendo, igualmente, alguns materiais de prevenção do Projecto (In)Forma-te.


Uma palavra a todos os participantes que aceitaram o desafio lançado e que enriqueceram a actividade desenvolvida, contribuindo para que atingir os objectivos previstos.


Na Ilha Terceira, o evento foi organizado pelo Projecto (In)Forma-te, pela Cáritas da Ilha Terceira e pela Associação Fontinhas Activa, contando com a coordenação da Associação Norte Crescente e com o apoio da Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências. Destacamos, igualmente, o apoio e colaboração de várias entidades públicas e privadas dos dois concelhos da Ilha Terceira.


Até para o ano?...








terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dar a Volta à Droga na Ilha Terceira

Pela 6ª vez em várias ilhas nos Açores, acontecendo este ano pela primeira vez na Ilha Terceira, "Dar a Volta à Droga" pretende ser uma iniciativa de sensibilização, e uma chamada de atenção para a problemática do consumo de substâncias psicoactivas. A actividade consiste num passeio de bicicleta ACESSÍVEL A TODOS, na cidade da Praia da Vitória, envergando T-Shirts fornecidas pela organização.


Traz a tua bicicleta e vem participar! Traz amigos e familiares e venham passar um Domingo diferente, unidos por uma boa causa!


Para quem necessitar, a partir das 7h45, estará junto à Praça de Touros de Angra do Heroísmo uma viatura que procederá ao transporte de bicicletas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no local, nas entidades/empresas parceiras ou através do email informate.terceira@gmail.com, fornecendo apenas dados como nome, idade e se representa alguma associação/instituição ou se participa a título particular. 

Podemos contar contigo???


Mais informações na página do evento criado no Facebook em:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DIA DO NÃO-FUMADOR!

Hoje, dia 17 de Novembro comemora-se o Dia do Não-Fumador.
É o dia de quem quer curtir a vida em grande e durante mais anos, de quem não fica a cheirar mal, de que não fica com os dentes escurecidos e estragados, de quem aprecia o verdadeiro sabor dos alimentos e de quem poupa o dinheiro dos maços de tabaco e vai viajar!
Feliz dia a todos os Não-Fumadores! :D 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sessões (In)Forma-te II

E sucedem-se as sessões (In)forma-te!
Hoje o Projecto dinamizou a primeira do bloco com a turma 6ºB, da EBI Francisco Ferreira Drumond. Debateu-se o tema "Pressão de Pares". Os alunos interessaram-se, participaram, partilharam, aprenderam e ensinaram. Até ficaram responsáveis pela reportagem fotográfica da sessão!
Uma sessão da qual todos saímos enriquecidos.



Já à tarde, foi a vez do Projecto Animação de Rua da Cáritas da Ilha Terceira.
Com jovens ligeiramente mais velhos, tratou-se o tema "Consumo de tabaco", antecipando o "Dia do Não-Fumador".
No início da sessão entregou-se um crachá aos não-fumadores presentes, como forma de assinalar o seu dia, e a sua opção pela saúde.
Falou-se sobre os benefícios de não fumar, e inevitavelmente dos malefícios de o fazer.
Foram visualizados alguns vídeos que ilustram experiências feitas a partir das quais se pode ter uma noção da quantidade de alcatrão e outras substâncias que um fumador inala, e que se alojam no seu organismo. 

 
Houve tempo para trocas de experiências, colocação de questões e desconstrução de alguns mitos. 
Esta terça-feira foi mais um grande dia para o Projecto (In)Forma-te!  

sábado, 12 de novembro de 2011

Sessões (In)Forma-te

O (In)Forma-te continua a apostar na formação, informação e sensibilização dos mais novos.
 Em dia de S.Martinho, o projecto deslocou-se à Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drumond, em S.Sebastião, para se reunir com a turma A do 8ºano para uma segunda sessão. Desta vez o tema debatido foi, muito oportunamente, o álcool. 
Cultural e socialmente aceite, causando directa ou indirectamente sérios danos pessoais, sociais e familares, além de estar associado a dezenas de doenças em diversos orgãos, esta substância consta da lista das drogas mais perigosas.

Esta e outras noções, assim como a desconstução de alguns dos muitos mitos associados ao uso e abuso do álcool foram trabalhadas, partilhadas e discutidas com os interessados e participativos alunos desta turma. Além da visualização de videos, discussão de powerpoint e de muita conversa, ainda houve tempo para a encenação em que os jovens actores representaram uma situação de pressão ao consumo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

II Shot de Informação: página do (In)Forma-te no jornal A União

Nos últimos dias, saiu mais uma edição do Shot de Informação, página do (In)Forma-te no Jornal A União...


E, porque não, optar por um cocktail sem álcool?...

O álcool e as festas são, normalmente, dois conceitos indissociáveis. Aparecem agregados na mesma frase e nos hábitos da prática de comemorar datas assinaláveis por um ou outro motivo ou nas festas terceirenses.
No mundo em geral, e na Ilha Terceira (muito) em particular, uma celebração “com’é dado” deve ser regada com um, dois ou ainda mais copos. É social, é cultural, é tido como agradável, quase obrigatório.
O calendário alargado e fausto das festividades terceirenses eleva esse consumo a valores bastante relevantes e origina consequências bastante menos interessantes.
Apesar da componente aditiva do álcool, este é consumido quer pelo sabor, quer pela textura, quer pela acção refrescante ou reconfortante associada à bebida em causa, quer pela sua atractividade visual e social.
Bem vistas as coisas, todos estes ingredientes podem ser reunidos num chamado “cocktail virgin”, sem álcool mas que mantém todo o sabor, num consumo livre e sem problemas.
Este princípio serviu de mote para uma noite em que esta alternativa ao álcool foi servida com um custo simbólico no bar do Marítimo Sport Club (Corpo Santo) no dia 28 de Outubro, associando o (In)Forma-te ao primeiro aniversário da actual gerência.
 A disponibilidade de Paulo Silva, gerente do bar, e a forte adesão de todos os clientes e convidados do bar à iniciativa são dignas de nota, sendo de salientar o facto de terem sido servidos mais de cem cocktails não alcoólicos!
A formação da equipa do Projecto, no que diz respeito à elaboração dos cocktails, foi ministrada pelo professor Pedro Matos da Escola Profissional da Praia da Vitória, a quem o Projecto agradece, bem como à empresa FrutóZé (na pessoa do Sr. José Raínha) que cedeu a fruta necessária.
Deixamos algumas sugestões para que possa incluir em casa, nas suas próximas comemorações um cocktail sem álcool, ou uma caipirinha surpreendentemente fidedigna à original, mas à prova do alcoolímetro!

Caipirinha- Corte uma lima em cubos pequenos, esmague-a com o almofariz. Coloque o preparado num copo, adicione açúcar pilé a gosto, gelo laminado e complete com SevenUp.
Tropical Fruits (duas doses)- num shaker junte meio copo de sumo de ananás, meio copo de sumo de limão, meio copo de sumo de maracujá e uma colher de groselha. No final junte gelo qb e agite bem. Decore com hortelã polvilhada em açúcar pilé.
Four Fruit (duas doses)- num copo misturador coloque uma colher de frutos vermelhos, um copo de sumo de laranja e leite condensado qb. Adicione gelo e triture os ingredientes. Decore com uma rodela de laranja, uma cereja envolvida em hortelã polvilhada com açúcar pilé.
Bons cocktails (sem problemas)!



O Projecto aproveita para destacar a colaboração do Jornal A União na publicação dos diferentes Shots de Informação!

Evento Dar a Volta à Droga - Ilha Terceira

Pela 6ª vez em várias ilhas nos Açores, acontecendo este ano pela primeira vez na Ilha Terceira, "Dar a Volta à Droga" pretende ser uma iniciativa de sensibilização, e uma chamada de atenção para a problemática do consumo de substâncias psicoactivas. A actividade consiste num passeio de bicicleta ACESSÍVEL A TODOS, na cidade da Praia da Vitória, envergando T-Shirts fornecidas pela organização, que é assumida pelo (In)Forma-te, Cáritas da Ilha Terceira e Associação Fontinhas Activa.


Traz a tua bicicleta e vem participar! Traz amigos e familiares e venham passar um Domingo diferente, unidos por uma boa causa!

Para quem necessitar, a partir das 7h45, estará junto à Praça de Touros de Angra do Heroísmo uma viatura que procederá ao transporte de bicicletas.


A inscrição é gratuita e pode ser feita no local, nas entidades/empresas parceiras ou através do email informate.terceira@gmail.com, fornecendo apenas dados como nome, idade e se representa alguma associação/instituição ou se participa a título particular.

 
Podemos contar contigo???



Mais informação, no Facebook em: https://www.facebook.com/event.php?eid=175721582518518

domingo, 6 de novembro de 2011

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados com o consumo excessivo e prolongado do álcool. É entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes.
O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos.
 Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

sábado, 5 de novembro de 2011

Sessões de sensibilização do (In)Forma-te

Além do trabalho regular nas zonas de divertimento nocturno, e sempre na óptica da sensibilização, informação e prevenção,  a acção do Projecto (In)Forma-te estende-se às escolas, a instituições e associações. 

No passado dia 4 de Novembro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, promovido pelo Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, o projecto dinamizou duas sessões onde se debateu a relação entre os consumos de substâncias psicoactivas e as alterações comportamentais e relacionais a que as pessoas se tornam sujeitas, potenciando o recurso à violência.

Emolduradas pela Exposição "Fragmentos de Narrativas (In)Visíveis" as sessões contaram com a presença de 41 alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória, dos cursos Profij, que se dirigiram ao Etis Bar, onde a iniciativa teve lugar, e de uma forma bastante interactiva puderam trocar impressões, tirar algumas dúvidas e desmistificar alguns mitos. 



Em simultâneo decorreu a primeira de um bloco de três sessões na Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drumond. A pressão de pares foi o tema debatido com a turma A do 8ºano. Os alunos tiveram oportunidade de partilhar algumas experiências, algumas dúvidas e de trabalhar alguns conceitos relacionados com a temática. As seguintes sessões abordarão assuntos como o álcool, o tabaco e outras substâncias.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um dia em cheio!

Hoje, 4 de Novembro, está a ser um dia em cheio para o Projecto. Começámos o dia com a primeira sessão em contexto escolar protagonizada pelo Projecto, no 8º A da Escola Básica e Integrada Ferreira Drumond, na Vila de São Sebastião.

Depois estivemos com formandos do Curso de Multimédia da Escola Profissional da Praia da Vitória, no ETIS Bar, na Praia da Vitória, numa acção de sensibilização sobre o uso e abuso de substâncias psicoactivas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Eliminação da Violência contra a Mulher.

No final do dia, faremos um giro de proximidade nas zonas circundantes às escolas da Praia da Vitória! Ufff...

Ah! E amanhã teremos mais um giro nocturno que abrangerá os concelhos de Angra e Praia da Vitória!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cannabis

A utilização de cannabis cria problemas de concentração e memória. Agora, num novo estudo, verificou-se que a actividade cerebral se torna descoordenada e perde exactidão durante o estado alterado de consciência induzido pela utilização desta substância, levando a perturbações neurofisiológicas e comportamentais que fazem lembrar as alterações observadas na esquizofrenia.
Retirado do site Ofícina de Psicologia

A tua saúde!

Já pensaste que Saúde não significa apenas ausência de doença? E que o bem-estar das pessoas não depende apenas da sua saúde física mas também da sua saúde mental? Ao longo da vida existem acontecimentos com os quais é muito difícil lidar: por exemplo, problemas na escola, mudança de casa e necessidade de fazer novos amigos, entrada na adolescência, separação dos pais, morte de um familiar, etc. Muitas vezes alguns comportamentos de risco como o consumo de drogas parecem ser uma solução para enfrentar estas situações de crise, mas envolvem riscos e, na maior parte das vezes, só agravam ou criam mais problemas. De facto, existem outras formas de as pessoas se sentirem melhor, mesmo nos momentos em que estão mais vulneráveis: procurar o apoio dos teus familiares, estar com os amigos, fazer exercício físico e outras actividades que lhes dêem prazer como passear, ir à praia, ao cinema, ler, ouvir música... Quando te sentes mais desanimado não te esqueças que o mais importante é saber que existem pessoas que gostam de ti e estão disponíveis para te ajudar, que cuides de ti próprio e te sintas o melhor possível contigo mesmo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

(In)Forma-te em destaque na Rádio Clube de Angra!

Na sequência do primeiro aniversário do Projecto, o Projecto (In)Forma-te foi alvo de uma reportagem pela Rádio Clube de Angra, no noticiário das 18h00 de 31 de Outubro...

Pode consultar no seguinte link:

http://www.rcangra.com/noticias/ver.php?id=4455

Mais uma oportunidade para divulgar o Projecto e fazê-lo chegar a (ainda) mais pessoas!

Uma versão alternativa da caipirinha!

Na noite de cocktails sem álcool do (In)Forma-te, a caipirinha sem cachaça foi a raínha dos cocktails sem álcool! Foram muitas pessoas a pedir esta bebida e, inclusivamente, a pedir mais do que uma vez...

E é bastante simples obter uma versão alternativa, sem álcool, da tão apreciada caipirinha!

Basta uma lima, um almofariz, um shaker, açúcar pilé, SevenUp e gelo laminado. Comece por cortar uma lima aos cubos e prensá-la no almofariz. Coloque aquilo que obtiver num shaker, que permita filtrar o conteúdo, e adicione açúcar pilé a gosto. Agite e verta para um copo, adicionando SevenUp e gelo laminado.

Pronta a beber, bem refrescante e livre de problemas...

Noite de cocktails sem álcool!

Na passada Sexta-Feira, a equipa do Projecto (In)Forma-te dinamizou, no Bar dos Marítimos do Corpo Santo, uma noite de cocktails sem álcool, no primeiro aniversário da gerência actual.

Os cocktails foram variados e preparados pelos elementos do Projecto, tendo obtido um sucesso assinalável, uma vez que foram pedidas várias dezenas de bebidas. As caipirinhas sem álcool foram as preferidas!

Importa referir que a equipa do Projecto beneficiou de uma acção de formação com um formador da Escola Profissional da Praia da Vitória e contou com o apoio dos formandos do Curso de Bar e Mesa, na elaboração de uma carta de cocktails sem álcool

O Projecto agradece ao Paulo Silva, gerente do bar pela disponibilidade e interesse, bem como à empresa Frutózé (na pessoa do senhor José Rainha), pela cedência de fruta, e à Escola Profissional da Praia da Vitória, pelo apoio prestado.










sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CONSUMO DE ÁLCOOL DURANTE A GRAVIDEZ AFECTA GRAVEMENTE O BEBÉ

Para que uma criança sofra de Sindrome Alcoólico Fetal não tem de ser necessariamente filho de uma mãe alcoólica, apenas é necessário que a mãe consuma álcool durante a gravidez. Por esse motivo, o concelho é consumo zero durante todo o período de gestação.
O embrião ou feto alcança a mesma alcoolemia (gramas de álcool por litro de sangue) que a mãe, já que o etanol passa, sem dificuldade, a barreira placentária.
Os bebés que nascem com Sindrome Alcoólico Fetal sofrem retardo mental em 90% dos casos, fracasso escolar em 60% e alteração de conduta em 60%. Também está demonstrado que provoca alterações como o autismo. O alcoolismo infantl danifica as funções sensitivas, diminui a cognição, provoca tendências nas crianças para causarem danos ao seu redor, não percebem os riscos, e sofrem de outras alterações graves.
Se o consumo se realiza durante as 10 primeiras semanas de gestação, por exemplo, podem-se produzir malformações ao nível cardíaco, renal, genital, esquelético, dermatológico, alterações do sistema nervoso, oculares e da boca, além de tumores embrionários  como o hepatoblastoma ou o neuroplastoma.
Se o consumo acontecer durante o terceiro trimestre pode provocar diminuição de peso e tamanho. O bebé pode adoptar um aspecto muito especial: microcefalia, lesões cerebrais, hirsutismo frontal, ptosis, estrabismo, míopia, nariz esmagado, sela e hipoplasia mandibular, paladar alto, boca grande e lábios finos, além do desenvolvimento psicomotor deficiente, inquietude, hiperexcitabilidade e insónia.
Quanto maior o prazo e quantidade de ingestão de álcool por parte da mãe, mais graves e menos reversíveis serão os danos provocados no feto!
Valerá a pena arriscar???

Fonte: Revista Dependências, Setembro 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CANCRO DOS TESTÍCULOS ASSOCIADO A CONSUMO DE CANNABIS

Estudo recente, publicado na revista Cancer aponta consumo de cannabis como potenciador de desenvolvimento de cancro dos testículos.

“O consumo frequente ou prolongado de cannabis pode duplicar os riscos de desenvolver cancro testicular, refere um estudo do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA, publicado na revista Cancer.  
Trata-se do primeiro estudo a analisar especificamente a relação entre o consumo de cannabis e o cancro do testículo.  
Para o estudo foram entrevistados 369 homens, com idade entre os 18 e os 44 anos, que tinham sido diagnosticados com cancro do testículo. As perguntas incidiram sobre o consumo de cannabis. As mesmas perguntas foram colocadas a grupo de cerca de mil homens saudáveis.  
 O resultado do estudo indicou que o consumo de cannabis aumentou em 70% o risco de desenvolver a doença. Quando comparados com os participantes que nunca fumaram cannabis, o estudo mostrou também que quem fuma a substância com frequência ou quem fuma desde a adolescência tem 100% mais probabilidades de vir a contrair a doença.  
 Foi também verificada uma relação entre o uso da droga e o desenvolvimento de cancro não-seminoma, um dos tumores do testículo mais agressivos. Este tipo de tumor foi verificado em 40% dos casos.  
 Em declarações à BBC, Janet Daling, uma das autoras do estudo, explica que, na puberdade, os homens estariam mais vulneráveis a factores ambientais, tais como a acção de substâncias químicas encontradas na cannabis. "Foi o que concluímos do estudo, que o cancro mais agressivo, do tipo não-seminoma, está particularmente associado ao consumo de cannabis antes dos 18 anos", explicou a investigadora.” 
Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Consumidores de Cocaína correm mais riscos de desenvolverem glaucoma... Mais uma prova que a cocaína não ajuda a "ver" as coisas da melhor maneira?...



Investigadores americanos da Veterans Health Administration's Health Services Research and Development Service – organização que pesquisa temas de saúde relacionados a veteranos de guerras – desenvolveram um estudo que aponta uma relação entre o consumo da droga e a doença, anuncia o site BoaSaude.

Os investigadores analisaram dados de 5,3 milhões de veteranos, sendo que 90% deles eram homens.

A análise demonstrou que cerca de 83 mil pessoas que participaram do estudo (1,5%) tinham glaucoma. De entre esses indivíduos, os que já tinham consumido cocaína ou que ainda usavam a droga tinham chances 45% maiores de virem a sofrer de glaucoma primário de ângulo aberto. No ano de 2009, 178 mil pacientes recebidos na clinica da organização usavam a droga. Outro resultado encontrado pelo estudo é que pessoas que sofriam de glaucoma e que tinham um histórico de uso de drogas ilícitas eram aproximadamente 20 anos mais jovens do que pacientes que nunca tinham usado essas substâncias. Os resultados das análises feitas pelos investigadores apontam que outras drogas que podem estar associadas ao surgimento do glaucoma são a maconha e anfetaminas, mas em uma escala menor do que a cocaína.

“A associação do uso de drogas ilícitas e o glaucoma primário de ângulo aberto requer mais estudo, mas se o relacionamento for confirmado, essa compreensão poderia levar a novas estratégias de prevenção de perda de visão”, explica o pesquisador Dustin French. Esse tipo de glaucoma é o mais comum nos Estados Unidos e é a segunda causa mais comum de cegueira no país.

O estudo foi publicado na edição de Setembro do periódico Journal of Glaucoma.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais um milhar de visitas... Sete mil!

Uma, duas, três, quatro... Fomos contanto e concluímos que o blogue do (In)Forma-te já contou com mais de sete mil visitas!

Obrigado a todos aqueles que nos visitam/visitaram! Esperamos que o blogue possa ser útil e comprometemo-nos a "alimentá-lo" com novos conteúdos...

Próximas saídas nocturnas do Projecto (In)Forma-te

O (In)Forma-te continua a desenvolver o seu trabalho... Neste preciso momento estamos a fazer contactos com jovens na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória!

Nos próximos Sábados, continuaremos a nossa senda de giros nocturnos, começando já amanhã!

Encontramo-nos por aí?!

O mundo já consome mais drogas sintéticas do que cocaína e heroína

Texto retirado do Jornal Público, que revela que a preocupação com as drogas sintéticas deve aumentar, até porque são substâncias às quais se associam muitas ideias e mitos que acabam por legitimar o consumo...

As drogas sintéticas ultrapassaram a heroína e a cocaína e são agora o segundo tipo de droga mais consumido no mundo, revelou a Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), no seu relatório anual publicado hoje.
“Depois da cannabis, os estimulantes do tipo anfetaminas (ATS) são a segunda droga mais utilizada no mundo”, sublinha o relatório. “O mercado das drogas sintéticas evoluiu de uma indústria de fabrico ‘caseiro’ em pequena escala para um mercado do tipo das drogas como a cocaína e a heroína, com um nível muito maior de integração e com grupos do crime organizado envolvidos em toda a cadeia de produção e de distribuição”, disse em comunicado, o director executivo da ONUDC, Yuri Fedotov.

O relatório alerta para o facto de as ATS serem fáceis de fabricar exigindo um investimento relativamente pequeno, ao contrário das drogas fabricadas à base de plantas, como é o caso da cocaína e dos opiáceos.

No sudeste asiático, a região mais afectada pelo consumo das ATS (principalmente metanfetaminas, anfetaminas e ecstasy), o número de pastilhas apreendidas passou de 32 milhões em 2008 para 93 milhões em 2009 e 133 milhões no ano passado.

O relatório da ONUDC também alerta para uma tendência crescente no sudeste e leste asiático de consumidores que se injectam com drogas sintéticas o que acarreta novas e perigosas consequências para a saúde

Na América Latina e na África ocidental foram descobertos os primeiros laboratórios clandestinos de ATS. E na Europa, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia aumentou o consumo de novos compostos sintéticos não regulados que imitam os efeitos das substâncias ilícitas e escapam ao controlo das regras internacionais.


Dá que pensar, certo?...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Não vamos à Serreta, mas hoje estaremos na Rua! Praia da Vitória é o destino...

Mais uma noite que os membros da equipa (In)Forma-te (Filipe, Luísa e Rui), estarão "na estrada" não com destino à Serreta, mas sim ao concelho da Praia da Vitória continuar o trabalho deste Projecto.

Contamos com a tua alegria, com as tuas dúvidas, as tuas sugestões e que tenhas uma noite super divertida com os amigos, mas sempre com os cuidados necessários...Não hesites em nos contactar!

Até logo...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Texto enviado para a revista Dependências

Na sequência do trabalho desenvolvido nas Festas da Terceira e Faial, o Projecto foi convidado a escrever um artigo a publicar na Revista Dependências. Aqui fica o texto que enviámos!


Projecto (In)Forma-te nas Festas da Ilha Terceira e Faial

Depois de alguns meses em trabalho de rua, o Projecto (In)Forma-te coligou-se às mais importantes festas da Ilha Terceira (Sanjoaninas, em Angra do Heroísmo, e Festas da Praia, na Praia da Vitória) num movimento para aprofundar o trabalho realizado na Ilha Terceira. A opção pela realização de um conjunto alargado de intervenções no contexto das Festas radicou na importância que as mesas adquirem na sociedade terceirense, em particular, e açoriana, em geral, constituindo pólos de mobilização de uma população heterogénea de vários milhares pessoas para os contextos de recreação nocturna, onde as variáveis sócio-culturais vigentes constituem factores facilitadores do uso e abuso de substâncias psicoactivas. Com o sucesso alcançado na Ilha Terceira, o trabalho festivaleiro do (In)Forma-te foi alargado até à Ilha do Faial onde durante duas noites se fez trabalho de prevenção, informação e divulgação, com a colaboração das colegas do projecto “Trilhos Saudáveis” protagonizado pela APADIF.

Começou este périplo pelas festas de Verão nas Sanjoaninas 2011, com a perene disponibilidade de André Avelar, Presidente da Comissão de Festas das Sanjoaninas 2011, que desde o início compreendeu o propósito (In)Forma-te, atribuindo-lhe um lugar de destaque no bom decorrer das festividades. A Comissão disponibilizou uma estrutura de onde a equipa do Projecto pudesse fazer um trabalho de aproximação aos foliantes. Esta barraca foi pintada e decorada com o logótipo do projecto, com a valiosa ajuda de jovens ligados às instituições integrantes do (In)Forma-te. Com a colaboração dos colegas do “Xpressa-te”, projecto similar desenvolvido em S. Miguel, mais alguns voluntários entusiasmados com o dinamismo dos últimos meses, o trabalho contou com dois vectores complementares: na barraca explicando o propósito do trabalho empreendido, promovendo acções informativas, distribuindo material do Projecto, disponibilizando preservativos ou realizando, personalizadamente, o teste da alcoolemia; em giro de proximidade pela festa, abordando e conversando como já vem sido feito desde Outubro passado. Com a ajuda da tabela de alcoolemia inclusa no novo folheto criado pela equipa do (In)Forma-te, as conversas acerca dos perigos da condução sob efeito do álcool fluíram, levando a esclarecedoras conclusões. A abordagem a outro tipo de consumos, alguns dos quais muito frequentes nas festividades terceirenses, foi também realizada, capitalizando a identificação e percepção de proximidade que se vai criando entre a equipa do Projecto e a população terceirense. Foram nove noites de trabalho árduo que surtiriam sumarentos frutos, como constataríamos no futuro, onde foi possível contactar com 1596 pessoas, realizar 501 testes à taxa de alcoolemia e disponibilizar 786 preservativos, bem como mais de mil materiais informativos.

Nas Festas da Praia 2011 contámos com o alargamento da colaboração com a Comissão das Sanjoaninas, que disponibilizou a “Barraca (In)Forma-te” para ser usada na Praia da Vitória, o que constituiu um sinal inequívoco de como foi positivamente percepcionado o trabalho desenvolvido em Angra do Heroísmo. Festa diferente, o mesmo espírito da equipa do Projecto. Desta feita, sem recorrer aos giros, uma vez que a afluência à barraca observada nas Sanjoaninas fazia crer que o trabalho com três pessoas, durante quatro horas, permitiria um contacto constante com os participantes nas Festas, como de facto aconteceu. Assim, em conversa acerca do curso das festas e concomitantes consumos, disponibilizando chás açucarados, águas, chupas a quem se apresentava em estado debilitado, apresentando e discutindo os folhetos informativos, as noites foram rolando com cada vez mais gente a quedar-se voluntariamente pela barraca com o intuito de saber mais, de estar num sítio onde a boa disposição não passava por beber ou dançar, sendo possível destacar a presença de alguns grupos de jovens que noite após noite compareceram na barraca, contribuindo com muitas mensagens para o mural (In)Forma-te. Os testes de alcoolímetro foram um sucesso em ambas as festas. Aproveitou-se este sucesso e o entusiasmo em fazer o teste para explicar algumas condicionantes do consumo de álcool que vão para além do risco de apanhar multas em caso de se conduzir alcoolizado. Mais uma vez a disponibilização de preservativos e de materiais informativos foi realizada, à semelhança do que aconteceu em Angra do Heroísmo. Nas Festas da Praia da Vitória, ao longo das nove noites de intervenção, a equipa do Projecto contactou, de forma personalizada, com um conjunto de 2352 pessoas, tendo disponibilizado 1279 preservativos e realizado gratuitamente 575 testes de alcoolemia. Foram, igualmente, disponibilizados mais de um milhar de materiais informativos aos frequentadores das Festas.

O sucesso da intervenção nas festas terceirenses levou a que o (In)Forma-te voasse até ao Faial, constituindo a Semana do Mar, festa mais importante desta ilha do Grupo Central, o culminar perfeito das jornadas veraneantes. Aqui, integrando os colegas desta Ilha no espírito do (In)Forma-te explicou-se mais uma vez o propósito da iniciativa promovida pela Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências a um público-alvo tão disponível quanto o esperado. Com naturalidade foram aparecendo algumas pessoas conhecedoras do Projecto por terem participado nas Festas da Ilha Terceira, sendo terceirenses, micaelenses, faialenses ou de outras ilhas. Sem dúvida um ponto de orgulho quando a abordagem era já feita pelas pessoas em relação à Equipa (In)Forma-te por saberem do nosso trabalho. Dúvidas, pedidos de ajuda, discussões sobre o blog do Projecto e a informação nele contida, foram vários os contactos que deixaram nas pessoas a certeza de uma equipa disponível para ajudar a manter a noite da Semana do Mar a mais divertida possível. Ao longo das duas noites de trabalho contactou-se um total de 920 pessoas, disponibilizaram-se 275 preservativos, realizaram-se 26 testes de alcoolemia e distribuíram-se mais de setecentos materiais informativos.

Em todas as Festas, alguns pontos comuns de grande sucesso. A distribuição de preservativos foi reconhecida por quase todos como essencial nestes ambientes em que a temperatura aumenta e a paixão espreita. Também aqui a abordagem passava a ser feita pelas pessoas, aumentando a legitimidade para a intervenção mais objectiva e direccionada do projecto (In)Forma-te. A realização dos testes de alcoolemia, abrangendo uma população mais abrangente, foi, igualmente, um aspecto reconhecidamente positivo e útil.

O Projecto (In)Forma-te desenvolve-se na Ilha Terceira, desde Outubro de 2010, sendo protagonizado pela Cáritas da Ilha Terceira (que assume a gestão do projecto), pelo Centro Comunitário da Terra Chã, pela Equipa de Jovens do Instituto de Acção Social e pela Ajiter, com o apoio da Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e com a supervisão do IREFREA. Está acessível em forma de blogue (www.projectoinforma-te.blogspot.com) ou no Facebook (www.facebook.com/projecto.informate), bem como através do endereço electrónico informate.terceira@gmail.com e do telemóvel 925700201.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projecto (In)Forma-te no AngraRock 2011

Mais um evento de música e de diversão na Ilha Terceira, e uma vez mais o Projecto (In) Forma-te estará lá!
Após contacto com a organização, iremos ficar à entrada do recinto e podes sempre contar com a nossa ajuda para uma noite divertida mas sem excessos!

Até amanhã!